Zumba para Emagrecer

Corpo malhado, muitas calorias gastas e altíssimo astral!

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

A última moda na dança e no fitness é a Zumba. Praticada em muitos lugares, tem entre seus adeptos, adultos, crianças e idosos. Existem variações do programa para que todos possam desfrutar e queimar muitas calorias, e de forma bem alegre e divertida. Para que seja tirado o máximo proveito dos treinos é importante saber mais sobre essa febre que chegou a todos os continentes.

zumba

O que é

Os primeiros “passos” da Zumba surgiram na Colômbia na década de 1990, com um personal trainer de celebridades chamado Alberto Perez. Foi durante um de seus dias de treinamento em que esqueceu de levar as fitas com os aeróbicos habituais, e teve de utilizar algumas fitas que estavam em seu carro. As músicas eram na maioria merengue e salsa. Com isso ele descobriu como ficaram divertidas as adaptações e decidiu dar continuidade e desenvolvimento em um programa que resultou na Zumba como é hoje.

Passados alguns anos, a Zumba se espalhou por todo o mundo. Inicialmente vários vídeos foram introduzidos nos Estados Unidos, o que teve uma projeção fenomenal, pois em breve surgiram mais de 2 mil instrutores espalhados por muitos lugares. O programa de fitness ganhou a mídia e a publicidade em torno dele se espalhou fortemente, sendo hoje a Zumba, uma das principais expoentes na indústria do fitness com aproximadamente 25 mil instrutores e alcance com muito sucesso em mais de 30 países.

Inspirada pelas músicas e danças latinas, a Zumba incorpora vários estilos como merengue, pop, mambo, salsaton, rumba, reggaeton, cumbia, salsa, flamenco e calipso. As seleções de músicas envolvem ritmos lentos e rápidos, geralmente alternados em 4 minutos, para que os bailarinos possam tonificar e esculpir seu corpo. São danças e coreografias extremamente divertidas e que podem ser praticadas diariamente, mantendo, além do corpo em forma uma disposição positiva e feliz. De estilo único entre os demais, por intercalar ritmo, ela é muito eficaz como um treino aeróbico.

Demonstração de uma aula de Zumba:

Quantas calorias gasta

Conquistando cada vez mais fãs e adeptos que buscam um corpo mais “sarado” e a perda de muitas calorias, sem falar da alegria contagiante, a Zumba é uma atividade física tradicionalmente aeróbica, com movimentos de dança e coreografias que misturam muitos ritmos, permitindo que os alunos tenham um alto gasto calórico sem sentir que estão se esforçando demais. Segundo especialistas, uma aula de Zumba, que dure entre 45 minutos à uma hora, pode queimar, dependendo do biotipo do aluno, até mil calorias. 

zumba fitness

Praticando Zumba

Também é possível ter uma boa noção e até iniciar no programa em casa, através dos diversos DVDs disponíveis no mercado, com aulas passo a passo, informações e outras questões relacionadas. Mas o ideal mesmo é participar das aulas em academias e outros locais, pois os ritmos cativantes com movimentos alegres e descontraídos causam bem estar coletivo. Tamanho sucesso tem total razão, pois unir em um só programa, uma malhação com exercício aeróbico, altíssima perda de calorias e efeito redutor do estresse é sensacional!

Mais um vídeo demonstrando um treino com  Zumba:

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios