Tudo Sobre o Ovo

Diferentemente do que se pensava, muitos benefícios e poucas calorias!

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Pense em um alimento de fácil preparo! Pensou no ovo não é? Só que praticidade não é nem de longe a maior vantagem desse pequeno “grande alimento”. Se a questão for saciar-se consumindo poucas calorias, reforçar a musculação e dar um “up” no organismo com sais minerais essenciais e vitaminas, então a questão é com o ovo mesmo, saiba mais!

ovo com casca

A hora da verdade

Você deve estar pensando: mas o ovo? Sempre ouvi falar sobre o colesterol e… Pois é, mas o tempo passou, e graças a alguns estudos científicos e pesquisas realizadas, principalmente nos últimos anos, os equívocos cometidos e relacionados ao ovo foram desfeitos, e ele passou de “vilão” a “mocinho” em bem pouco tempo.

O colesterol consumido em nossa alimentação influencia insignificantemente nas taxas de gordura encontrada no sangue. Claro que não acontece o mesmo com as gorduras saturadas, que são as provenientes das carnes, também do leite e nos seus derivados, pois essas sim são prejudiciais à saúde, sobretudo a do coração.

O ovo concentra mais ou menos 5 gramas de gordura, sendo dessas, 1,5 grama de gordura saturada, então concluindo, não há problema algum em consumir ovos com regularidade. Mantendo um equilíbrio tolerável no hábito da ingestão ele trará muitos benefícios em detrimento da fama ruim de antes.

Consumo ideal

Pesquisa recentemente divulgada, realizada nos Estados Unidos, na conceituada instituição Harvard, indica que incluir na alimentação 7 ovos semanalmente, irá influenciar muito pouco, ou quase nada, nos índices de colesterol.

Para que se tenha uma ideia da seriedade com que a pesquisa foi realizada, os autores colocaram em avaliação 120 mil pessoas saudáveis por “dez anos”. Ou seja, a chance de erro no percentual analisado é próxima de zero.

De qualquer maneira, os mesmos especialistas que promoveram a pesquisa recomendam certa diminuição para pessoas com níveis de colesterol elevados. Sendo que para esses, o consumo pode ser de até 3 ovos semanalmente, o que por outro lado irá contribuir para a saúde. O fato é que o mito do ovo como vilão foi desfeito.

Benefícios para a dieta e a saúde

O ovo possui proteínas que são consideradas de boa qualidade,  essas proteínas tem como seus formadores, aminoácidos essenciais, os quais o organismo não tem a capacidade de produzir. Essa proteína sacia com bem mais facilidade, tornando também o processo de digestão mais lento, o que atrasa consideravelmente a vontade de se alimentar novamente.

Se consumido pela manhã, o ovo é melhor ainda para ajudar a diminuir a “vontade” mais descontrolada por outros alimentos durante o dia. O ovo frito não é interessante, ele pode ser cozido, pochê ou mexido. Ingerir um ovo antes do jantar, também pode ser uma opção para enganar a compulsão por doces, sendo que é geralmente nesse horário que ela vem. Um ovo possui 70 calorias e reduzindo o apetite será um grande aliado para perder peso.

ovo estalado
Os músculos também são beneficiados com o consumo equilibrado de ovos. Pela ação da leucina, que é um aminoácido que faz parte da proteína da clara, ele gera benefícios capazes de manter o corpo mais firme.

A gema do ovo concentra bastante colina, poderosa integrante do complexo B, que contribui para a formação de novos neurônios, o que é muito importante para o cérebro, assim como para prevenção de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson.

Várias substâncias antioxidantes, como por exemplo, as vitaminas A, D, E e K, assim como manganês, ferro, magnésio, cálcio, zinco e selênio, também fazem do ovo um campeão contra o envelhecimento precoce, o aparecimento de rugas, e também combatendo várias doenças como a hipertensão.

Por tudo isso e mais vantagens secundárias que estão sendo descobertas com essa desmistificação do consumo de ovos, é que vale a pena colocá-lo com regularidade na dieta!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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