Suplementos: Por Que Usar?

Vários benefícios se observados alguns critérios!

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Muitas pessoas tem recorrido aos suplementos na busca de estimular o desenvolvimento da musculatura, o que acontece geralmente associado a uma malhação pesada. Mas você conhece os tipos e as características dos suplementos alimentares, assim como a ação deles no organismo, seus prós e contras? Saiba mais sobre eles e sua utilização!

suplementos

O que são

Os suplementos alimentares podem ser definidos como substâncias utilizadas com o objetivo de complementação de uma deficiência dietética. A comercialização deles é dada, principalmente pela característica de eles serem substâncias ergogênicas com o potencial de desenvolver, melhorar ou aumentar a performance física do corpo. Podemos dizer que os suplementos mais utilizados são: proteínas e aminoácidos, carnitina, microelementos, betahidroximetilbutirato, creatina, vitaminas, cafeína e bicarbonato.

Considerações importantes

Entre os suplementos mais utilizados está a Creatina, com o objetivo de oferecer mais vigor. Porém, a utilização sem a devida orientação pode trazer alguns problemas, principalmente para pessoas que possuam algum tipo de problema pré existente nos rins ou no fígado.

Outro motivo importante para que a ingestão de suplementos alimentares seja orientada por profissional especializado é o fato de que eles precisam de ajustes regulares na dose, a fim de continuarem a fazer efeito na estimulação dos músculos, e esses devem ser criteriosos a fim de evitar problemas de saúde.

Existem algumas contraindicações no uso dos aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA. Utilizados com o intuito de recuperar lesões musculares, muito comuns em treinos intensos de musculação, esses aminoácidos podem causar alterações nos níveis de serotonina, substância que, se em falta no organismo, pode gerar problemas relacionados ao humor e por consequência outros problemas emocionais. Portanto, a utilização do BCAA por pacientes tratados por depressão é totalmente contra indicado.

Já o suplemento alimentar whey protein é considerado um dos mais saudáveis. Sendo um mix de aminoácidos com a função de contribuir para o aumento da massa magra, o whey protein é derivado da proteína constante no soro do leite, extraída durante o processo de fabricação do queijo.

Existem também algumas substâncias que aceleram a quebra da gordura, que fica acumulada no tecido adiposo, sendo que o chá verde é uma boa opção para isso, funcionando também como um suplemento, e queimará a gordura. Porém é preciso ter o cuidado do não exagero no consumo, principalmente por pessoas com pressão alta.

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Conclusão sobre o uso

O consumo dos suplementos é muito difundido e badalado, com novidades surgindo a todo instante. Os motivos da utilização, como vimos, são vários, desde a compensação de uma dieta inadequada, até melhorar a imunidade e prevenir doenças e um melhor e mais competitivo desempenho físico. O problema, é que muitas das indicações que influenciam a utilização são casuais, motivadas por informações repassadas por amigos, colegas de academia, internet, revistas e outros meios. Pouca parcela de usuários faz a utilização dos suplementos alimentares baseada em orientação profissional especializada.

Portanto é sensato concluir que a utilização pode ser benéfica para a saúde, a estética e também e eficácia nos treinos, principalmente os de alta intensidade, mas se for, essencialmente, orientada por profissional habilitado para tal. Somente desta forma eles serão ótimas e seguras opções!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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