Receitas de Barra de Cereal Caseira

Aprenda a fazer em casa barras de cereal mais gostosas que as industrializadas

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Produtos

Barra de cereal é uma receita extremamente fácil, que pode servir como um saboroso e saudável café da manhã, um lanche no meio do dia, ou até mesmo uma sobremesa consciente (dependendo dos ingredientes que você utilizar).

Aqui estão duas receitas básicas. Você pode incluir outras castanhas ou doces, como chocolate e marshmallow, de acordo com a sua vontade.

Receita de Barra de Cereal com Frutas

barra de cereal com frutas

INGREDIENTES

  • 1 xícara de tâmaras sem caroço ou damascos secos
  • ¼ de xícara de mel (ou xarope de milho)
  • ¼ de xícara de manteiga de amendoim ou nutella
  • 1 xícara de amêndoas torradas sem sal, picadas em pedaços grandes
  • 1 xícara e meia de aveia em flocos

Adições opcionais: pedaços de chocolate, frutas secas, nozes, chips de banana, baunilha, etc.

MODO DE PREPARO

Triture as tâmaras em um liquidificador ou em um processador de alimentos até ela ficar em pequenos pedaços (cerca de um minuto). Isso deve formar uma massa consistente.

Asse a aveia em um forno a 180 graus por 15 minutos ou até ela ficar levemente dourada. Você também pode deixá-la crua. Separe a aveia, as amêndoas e as tâmaras em uma tigela.

Esquente o mel e a manteiga de amendoim em uma panela pequena em fogo baixo. Mexa bem e despeje sobre a tigela com a mistura de aveia e misture bem, para dispersar os ingredientes por toda parte.

Após misturar os ingredientes, transfira o conteúdo para um prato ou uma panela pequena e forre com filme plástico ou papel manteiga. Pressione a massa até ela ficar uniformemente achatada.

Depois deixe a massa descansar na geladeira ou freezer por 15-20 minutos para endurecer. Retire a massa da panela e corte em 10 partes retangulares iguais. Guarde em um recipiente hermético por até alguns dias. Você pode mantê-las no freezer para deixá-las mais frescas.

Receita de Barra de Cereal Muito Gostosa

barra de cereal com chocolate

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de aveia flocada
  • ½ xícara de açúcar mascavo [ se preferir, troque por adoçante culinário]
  • ½ colher de chá de sal
  • ¼ colher de chá de canela ou outras especiarias conforme você desejar (cardamomo, noz-moscada , etc.)
  • 2 ½ xícaras de ingredientes de sua preferência: frutas secas, castanhas, nozes, linhaça, farelo de cereais, pedaços de chocolate, etc.
  • ⅓ de xícara de manteiga de amendoim ou creme de avelã
  • 6 colheres de sopa de azeite ou óleo de canola ou manteiga derretida
  • ¼ de xícara de mel, xarope de bordo, ou xarope milho
  • 1 colher de sopa de água

MODO DE PREPARO

  1. Preaqueça o forno a 180 °C. Dependendo do tamanho que você quiser as barras, forre um prato ou assadeira com papel manteiga e em seguida unte-o com óleo ou manteiga.
  2. Bata ⅓ de xícara de aveia em um liquidificador ou processador de alimentos até que elas fiquem bem finas. Se você achar necessário, corte as frutas secas e as castanhas. Uvas passas possuem um tamanho bom, mas damascos e ameixas secas precisam ser picadas.
  3. Misture todos os ingredientes secos (aveia, aveia moída, açúcar, sal, canela, frutas, castanhas e sementes). Misture os ingredientes molhados (óleo, mel, manteiga de amendoim e água).
  4. Em seguida misture os ingredientes secos e molhados em uma panela. Pressione firmemente os cantos e as bordas para deixar as barras uniformes.
  5. Asse por cerca de 30 minutos, até começar a dourar. Barras mais grossas provavelmente vão levar mais tempo, então você precisa ficar de olho, dependendo da quantidade de massa que você espalhou e do tamanho da panela.
  6. As bordas vão ficar bem douradas e elas podem parecer mal passadas no centro, mas não tem problema. Elas vão se firmar quando esfriarem.
  7. Deixe esfriar na panela por pelo menos 20 minutos, em seguida coloque a massa no prato ou assadeira forrada com papel manteiga. Deixe esfriar completamente antes de cortar.
Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios