Qual o Peso Ideal

Aprenda qual o peso certo para sua altura.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

O peso ideal varia de pessoa para pessoa, mas muitas pessoas não conseguem determinar qual seu peso ideal. Apesar da pressão que a sociedade faz para que sejamos muito magros, o ideal é fazer uma avaliação baseada nas suas características. Nutricionistas e médicos especialistas em peso e saúde, usam de várias métodos para indicar qual o peso ideal de uma pessoa, sendo o IMC o índice mais usado.

peso ideal

IMC

IMC, ou índice de massa corporal, é um índice obtido através de uma operação matemática simples onde IMC= PESO(kg)/ALTURA(m)², ou seja, você deve dividir o quanto você pesa em quilos por sua altura em metros elevada ao quadrado. Assim, uma pessoa com oitenta quilos e um metro e noventa, precisa dividir 80 por 1,9², o que dá 22,16. Com esse resultado, você pode consultar uma tabela, que muda de acordo com gênero e idade, e checar se seu peso atual é considerado “normal”, sobrepeso, obesidade ou abaixo do peso normal. (Confira uma calculadora de IMC e tabelas clicando aqui.

O IMC é muito usado para calcular se a pessoa está obesa ou não, e quem o desenvolveu, se preocupou mais com os índices que apontam obesidade, e não os que apontam o “peso ideal”. Assim, a maioria das pessoas que estão procurando chegar a um corpo em que se sintam bem e bonitas, reclamam que a faixa do peso ideal, segundo o IMC, é muito grande. Por exemplo, uma pessoa com 1,72, pode estar entre 55 kg e 73 kg, que seu IMC a coloca no peso “ideal”. É uma faixa muito grande, que na verdade lhe diz que você não está em nenhum grupo de risco de obesidade, ou subnutrição.

Avaliação Física

A forma ideal de se achar seu peso ideal é fazer uma avaliação física com um profissional. Essa avaliação irá calcular seu IMC, medir a taxa de gordura do seu corpo, a taxa muscular e, claro, seu condicionamento físico e muscular. Com todas essas informações, o profissional consegue determinar uma faixa de peso mais específica em que você pode estar e com saúde. O profissional também pode lhe indicar que seu peso já está ideal, mas que você tem uma grande porcentagem de gordura e precisa substitui-la por massa magra (músculos), ou que seu peso está ótimo, mas você precisa melhorar seu condicionamento físico.

como calcular o peso ideal

Assim, você não só fica sabendo quantos quilos precisa perder ou ganhar, mas também o que deve fazer para ter um organismo mais saudável.

Para quem não pode consultar um profissional, avalie você mesmo seu corpo. Use o IMC para achar a faixa de peso saudável para você. Avalie se seu corpo é mais firme ou mais flácido e fofo, o que pode indicar que você tem mais gordura ou músculos. Suba três andares de um prédio de escada e veja como sua respiração fica, se você sente dores no peito ou se está bem. Quem fica muito ofegante e com dores no peito, precisa melhorar sua condição física e perder um pouco mais de peso.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios