Quais São as Frutas Menos Calóricas?

Além de possuírem poucas calorias, as frutas são ricas em nutrientes, vitaminas e fibras. Conheça as que têm menos calorias.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

Não é segredo para ninguém que as frutas são presenças obrigatórias em uma dieta saudável e nutritiva, pois ajudam a saciar a fome e o bom funcionamento do organismo. Porém, se não forem bem escolhidas e ingeridas corretamente, podem gerar o efeito contrário, que é o ganho de peso! Portanto, saiba quais são as frutas menos calóricas e inclua-as em seu cardápio para ficar com a silhueta esbelta!

Frutas Menos Calóricas

Poucas Calorias e Muita Funcionalidade

Para começar, você deve saber que as frutas são alimentos hipocalóricos, ou seja, possuem pouquíssimas calorias. E o melhor: ricas em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes, contribuem para a saúde e a beleza devido às suas funcionalidades: melhoram o trânsito intestinal, dão energia, defendem o organismo contra os radicais livres e rejuvenescem a pele.

No entanto, cada fruta tem as suas particularidades, o que requer a ingestão de tipos variados de frutas ao longo da dieta para se beneficiar dos seus nutrientes. O ideal é que sejam consumidas entre 3 e 5 porções diárias, de preferência, quando possível, com a casca e o bagaço, locais em que se concentra a maior quantidade de fibras, responsável pela saciedade e pelo bom funcionamento do intestino. Com isso, você sentirá menos fome e terá uma verdadeira faxina no corpo, que perderá peso.

Melhor Momento para Comer Frutas

Você poderá incluir as frutas no café da manhã, após o almoço e entre as refeições, como pequenos lanches. Porém, como são geradoras de energia, as manhãs são o período ideal para consumi-las.  Caso trabalhe fora, leve potinhos com misturas de pelo menos 3 variedades para saboreá-las ao longo do dia. Como possuem frutose, uma espécie de açúcar, acabam com a vontade de comer os “venenosos” doces para quem procura a forma perfeita e saúde. Sendo assim, quando pintar a vontade de se deliciar com um docinho, escolha uma fruta bem bonita!

Frutas Menos Calóricas

E o Suco de Frutas?

Há pessoas que não gostam de mastigar as frutas, preferindo os sucos naturais. Entretanto, quando a fruta é processada, acaba perdendo grande parte de suas fibras, restando apenas o açúcar. Além disso, outra função importante das fibras é fazer com que o açúcar seja liberado em menor velocidade no sangue, evitando os picos de glicemia. Desse modo, coma as frutas frescas e inteiras. E se for com a casca, melhor ainda, porque a maioria das frutas concentra os seus nutrientes nela.

As Frutas Menos Calóricas

Agora, vamos ao assunto principal: as frutas com menos calorias. Porém, como explicado anteriormente, tente comer uma grande variedade delas para aproveitar todos os benefícios que podem oferecer à sua saúde. Quanto mais colorido for o seu prato de frutas, melhor. Os valores calóricos são referentes a uma porção de 100 gramas de cada fruta.

No topo da lista está a melancia, que conta com somente 15 calorias, seguida pela toranja, com 26 calorias. Depois vem o morango com 27, a nêspera com 28 e a framboesa, o melão e o pêssego com 30.

Em seguida, segue a lista de valores calóricos:

Amora: 35 calorias

Ameixa: 36 calorias

Groselha: 37 calorias

Pera: 38 calorias

Mirtilo: 41 calorias

Mandarim: 41 calorias

Maçã: 45 calorias

Figo: 47 calorias

Cereja: 48 calorias

Damasco: 52 calorias

Laranja: 53 calorias

Abacaxi: 55 calorias

Kiwi: 56 calorias

Uva: 61 calorias

Romã: 62 calorias

Manga: 73 calorias

Banana: 85 calorias

Abacate: 232 calorias

Frutas Menos Calóricas

Índice Glicêmico

Além de conhecer a quantidade de calorias contidas em cada fruta, é importante saber qual é o seu índice glicêmico, que é o indicador da rapidez com que o carboidrato se transforma em glicemia, ou seja, em glicose sanguínea. As frutas vermelhas são as que possuem índices glicêmicos mais baixos, menores que 30, seguidas pela pera, a maçã, o damasco e o pêssego.

Dessa forma, não basta escolher as frutas menos calóricas, mas também, as que contêm menores índices glicêmicos. Use e abuse das frutas, bonitas, gostosas, refrescantes, saudáveis e, acima de tudo, pouco calóricas!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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