Proporção Ideal de MacronutrientesPara Emagrecer

Cada indivíduo deve equilibrar a quantidade dos macronutrientes de acordo com as suas características pessoais para perder peso com saúde.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

Os 3 maconutrientes essenciais ao nosso organismo são os carboidratos, as proteínas e as gorduras, que devem ser ingeridos nas proporções corretas em uma dieta eficaz, ao contrário de fazer uma simples contagem de calorias, que leva em conta apenas a quantidade de calorias ingeridas, diferente de prestar atenção ao quê se está ingerindo. Portanto, aprenda a contar a quantidade de macronutrientes que devem ser consumidos para o seu tipo de metabolismo e hábitos comportamentais para uma dieta que realmente funcione. Desse modo, saiba qual a proporção ideal de macronutrientes para emagrecer:

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Proteínas

As proteínas são compostas de aminoácidos, dos quais alguns são produzidos pelo nosso organismo enquanto outros 9 devem ser ingeridos em forma de alimentos, normalmente, em carnes, ovos e laticínios. São associadas ao crescimento dos músculos, mas possuem grande importância na nutrição de órgãos, cabelos, enzimas, ossos e em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. Para fazer a contagem das proteínas, 1 grama desse macronutriente equivale a 4 calorias.

Carboidratos

Os carboidratos são nossa fonte de energia e, por isso, mesmo que consigamos sobreviver sem eles, é muito importante que o tenhamos em nosso organismo. São divididos em glicose, que é usada pelo cérebro e em glicogênio, utilizado pelo fígado e pelos músculos. Você já deve ter ouvido falar em carboidratos simples e complexos, não é mesmo? Essa classificação é baseada no comprimento das moléculas que compõem esse macronutriente, sendo que quanto maior, mais difícil é a sua digestão. As simples são basicamente compostas por açúcares e devem ser utilizadas principalmente por quem pratica atividades físicas de alta intensidade, ou seja, por quem necessita de energia rápida. Por outro lado, os complexos são os mais indicados para quem pretende perder peso, já que ficam por mais tempo no organismo, mantendo-o com energia e não se transformando em gordura. Desse modo, a conta que você deve fazer para não exagerar nos carboidratos é de 1 grama para 4 calorias.

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Gorduras

Apesar da maioria das pessoas associar diretamente gordura com ganho de peso, alguns tipos delas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Existem 3 tipos principais de gorduras: as trans, o ômega-3 e o ômega-6. Enquanto as primeiras aumentam consideravelmente as chances de doenças cardiovasculares por serem encontradas em produtos industrializados, as últimas são consideradas essenciais e não podem ser produzidas pelo nosso corpo. São muito importantes para a prevenção de doenças cardíacas, cerebrais e hormonais, podendo ser encontradas em peixes, castanhas e sementes como a linhaça. Cada grama de gorduras equivale a 9 calorias.

Como Calcular a Proporção de Macronutrientes

O cálculo da proporção de macronutrientes a ser ingerida por cada pessoa depende de fatores pessoais como idade, sexo, peso, atividade muscular e peso.

Divisão de porcentagem: a mais comum é a de 40 : 40 : 20, ou seja, 40% das calorias ingeridas devem vir das proteínas, 40% dos carboidratos e 20% das gorduras. Sendo assim, divida-as conforme seu alvo de ingestão calórica. Se for, por exemplo, de 2000 diárias, basta fazer uma conta simples: 40% de proteínas quer dizer: 2000 calorias x 0,4 de proteínas = 800 calorias. Como cada 4 calorias equivalem a 1 de proteína, 800 : 4 = 200 gramas de proteínas.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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