Plataforma Vibratória Emagrece

Aprenda como funciona esse aparelho que te faz perder peso.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

A plataforma vibratória é mais um daqueles aparelhos modernos que promete algo maravilhoso: Emagrecer sem precisar fazer esforço. Trata-se de uma máquina com uma plataforma que vibra em várias velocidades e sentidos fazendo os músculos trabalhares e você perder peso. Além disso, você pode ficar na plataforma em várias posições, o que dá uma grande variedade de exercícios a fazer nela.

Mas, ela realmente emagrece? Especialistas pesquisaram os benefícios dessa plataforma com ratos e descobriram que ela, sim, emagrece, mas não significativamente. Os movimentos que a plataforma oferece conseguem queimar gordura e calorias, mas não na quantidade que precisamos para perder uma grande quantidade de peso.

Para Que Usar a Plataforma?

Plataforma Vibratória

Apesar de não emagrecer efetivamente, a plataforma vibratória não é de todo inútil. Ela foi criada para exercitar astronautas no espaço, depois de perceberem que eles perdiam massa muscular e ficavam com os ossos fracos por passarem muito tempo em gravidade zero. O aparelho ao fazer o corpo vibrar em vários sentidos, dava aceleração e vibração, que o corpo dos astronautas precisavam para não ficarem tão inertes quanto acontece em gravidade zero.

Como quase toda invenção da NASA, a plataforma vibratória também achou seu uso aqui na Terra nas clínicas de fisioterapia. Ela foi (e ainda é) usada em treinamentos de atletas e tratamentos de fisioterapia para fortalecer músculos e ossos de pessoas que não podem se exercitar muito.

Por serem muito grandes e caras, elas eram limitadas à grandes clínicas ou à NASA, mas hoje estão menores e mais baratas, e podendo ser comercializadas de forma que cada pessoa tenha uma plataforma em casa. Por isso, algumas redes começaram a vender essa máquina junto com várias que prometem o corpo ideal e com a promessa de emagrecer.

Apesar das pesquisas apontarem que o emagrecimento não é significativo, elas também apontam que a plataforma causa o enrijecimento muscular e o fortalecimento dos ossos, objetivos para os quais ela foi criada. As pesquisas também apontam que ela deixa a pele mais firme, sendo muito benéfica para quem quer suavizar ou combater a celulite e a flacidez.

Quem já tem uma plataforma vibratória não precisa se livrar dela, afinal, a máquina ajuda a tornear o corpo, melhorar o aspecto da pele e a saúde dos ossos. Quem está pensando em comprar uma, tem que lembrar que, para emagrecimento, é preciso algum tipo de exercício aeróbico, e outras máquinas como esteiras, bicicletas e transports são melhores para esse objetivo, mas a plataforma vibratória pode dar o enrijecimento muscular que essas máquinas não dão.

Cuidados com o Equipamento

Cuidados com a Plataforma Vibratória

A plataforma vibratória só deve ser evitada por gestantes, quem sofre de trombose, doenças vasculares, epilepsia, infecções recentes, enxaquecas graves, neuropatias diabéticas graves, tumores, embolia pulmonar e doenças neurológicas. Também devem evitar a plataforma quem sofreu cirurgia recente e possui próteses, pinos ou bobinas de metal. Sempre consulte o médico antes de adquirir qualquer tipo de máquinas de exercícios para saber se você pode fazer o tipo de exercício para o qual ela foi projetada e salvaguarde sua saúde.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios