O que São Alimentos Funcionais

Conheça os benefícios da comida funcionais.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Os alimentos funcionais são aqueles que contém ingredientes que beneficiam o organismo podendo diminuir a possibilidade de doenças, fortalecer a saúde do corpo, retardar o envelhecimento e mais. Isso quer dizer que eles trazem benefícios à saúde além da nutrição inerente à sua composição.

Seu sucesso em fortalecer o organismo e prevenir doenças é muito celebrado pela medicina preventiva.

Mas, os alimentos funcionais devem ser consumidos regularmente para trazer esses benefícios ao organismo, e não aleatoriamente ou de vez em quando.

Uma alimentação mais rica em frutas, vegetais e cereais integrais trazem esse benefício, pois esses grupos possuem muitos alimentos considerados funcionais.

Também é recomendado substituir parte do consumo de carne de vaca e embutidos por derivados de soja ou peixes que possuem muito ômega 3, uma substância presente em muitos alimentos funcionais.

Alimentos Ricos em Omega 3

Alimentos Funcionais, Seus Compostos e Ações

As Isoflavonas são compostos presentes na soja e seus derivados; elas agem nos hormônios femininos, reduzindo os sintomas da menopausa e previne a formação de tumores malignos. Além das isoflavonas, a soja e seus derivados também possuem proteínas específicas que reduzem o nível de colesterol no sangue.

O ômega-3, substância que colocou vários peixes marinhos (sardinha, atum, anchova, salmão e outros) no grupo dos alimentos funcionais reduzem o colesterol, funciona como anti-inflamatório e é indispensável para o desenvolvimento cerebral e da retina de recém nascidos.

Já o ácido linolênico estimula o sistema imunológico, deixando o organismo menos vulnerável a doenças e também tem ação anti-inflamatória. O ácido linolênico pode ser encontrado no óleo de linhaça, nas nozes e outras castanhas e também na soja.

O licopeno, encontrado no tomate, goiaba vermelha, pimentão vermelho e na melancia, é um antioxidante, ou seja, combate a ação dos radicais livres. Além disso, ele reduz as chances do desenvolvimento de alguns tipos de câncer, o mais mencionado sendo o de próstata, e reduz os níveis de colesterol. As catequinas também reduzem certos tipos de câncer e o colesterol, além de estimular o sistema imunológico.

Elas são encontradas no chá verde, nas frutas vermelhas, na uva roxa ou vermelha e no vinho tinto.

Frutas Vermelhas

Os flavonoides também são substâncias anti-câncer, além de antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras, prevenindo assim muitas doenças que são consideradas fatais, como doenças cardíacas e prevenindo o envelhecimento precoce. Encontra-se flavonoides em frutas cítricas, pimentão, alcachofra, cereja e soja. O tanino, encontrado na maçã, no manjericão, na uva, no caju e na soja, também têm múltiplos benefícios sendo antioxidante, anti-séptico e vaso-constritor.

Entendendo de Fibras e Probióticos

Os prebióticos e os probióticos agem nos intestinos. Os prebióticos são encontrados na raiz de chicória e na batata yacon, e ativam a flora intestinal melhorando o funcionamento do intestino. Os probióticos também favorecem o funcionamento do intestino e evitam a constipação intestinas. Os probióticos são encontrados em leites fermentados, iogurtes e qualquer outro produto lácteo que seja fermentado.

As fibras também estão no grupo dessas substâncias, sendo encontradas em cereais integrais, leguminosas, frutas com casca e hortaliças com talos. Elas reduzem o risco da formação de tumores no cólon, favorecem o funcionamento dos intestinos e, se forem fibras solúveis, ajudam no tratamento da obesidade e no controle da glicemia por trazer saciedade a quem a come.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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