Hipotireoidismo Engorda ou Emagrece?

Embora o hipotireoidismo contribua para o ganho de peso, você pode tomar algumas atitudes que poderão controlá-lo.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Os problemas com a glândula tireóide estão cada vez mais comuns entre a população. Tanto é que costumamos ouvir amigos ou parentes dizerem: “Estou engordando demais, acho que minha tireóide não está funcionado”, ou “Aquela mulher emagreceu rápido demais, deve ser a tireóide”, não é mesmo? Mas será que essa glândula realmente é capaz de fazer com que ganhemos ou percamos peso significativamente? Para saber mais sobre ela, veja se o hipotireoidismo engorda ou emagrece lendo esse artigo:

hipotireoidismo-engorda-ou-emagrece

O Que é Tireóide

A tireóide é a glândula responsável por produzir e distribuir os hormônios que regulam a velocidade do metabolismo pela corrente sanguínea. Por sua vez, o metabolismo controla a maneira com que o organismo utilizará a energia ingerida. Ou seja, quando ele está rápido, queimamos mais energia e, consequentemente, perdemos mais peso e, se está devagar, o contrário acontece, fazendo com que acumulemos gordura, tendo dificuldades em nos livrarmos dela, mesmo com atividades físicas. Sendo assim, quando a tireóide libera bastante hormônio, o metabolismo se acelera e, quando há pouco hormônio na circulação, ele desacelera.

E o Que é Hipotireoidismo?

O prefixo “hipo” significa “pouco”. Dessa forma, quando sofremos de hipotireoidismo, quer dizer que a tireóide está produzindo pouco hormônio, o que dificulta o bom funcionamento do metabolismo e, consequentemente, temos problemas para queimar a gordura acumulada através da alimentação e do sedentarismo. Portanto, se você sofre de hipotireoidismo, realmente engordará. Infelizmente, essa é uma condição que afeta mais o sexo feminino.

Não é Somente o Hipotireoidismo que Engorda

Na realidade, não se pode atribuir todo o ganho de peso ao hipotireoidismo. Na realidade, o processo de engorda é bastante complexo e não é sempre atribuído somente à ingestão exagerada de gordura, já que outros hormônios, neurotransmissores e proteínas também estão envolvidos, além da alta ingestão de alimentos e do peso corporal do paciente. Portanto, o aumento de peso está relacionado ao cansaço, à lentidão e ao frio que a pessoa sente, fazendo com que o corpo acumule sal e água, provocando inchaço. Assim, não culpe a tireóide pelo seu ganho de peso, pois apenas de 2 a 5 quilos são realmente motivados por ela, dependendo da gravidade do seu problema.

Como Estabilizar o Peso Com Hipotireoidismo

Embora o hipotireoidismo contribua para o ganho de peso, é possível controlar alguns pontos em sua vida para que você não engorde ainda mais. Para começar, procure um endócrino, que pedirá todos os exames necessários e te receitará os medicamentos adequados. Então, assim que os hormônios estiverem regulados, é hora de agir:

  • Atividades Físicas Regulares: mesmo que se sinta cansada, saia do sedentarismo, mesmo que seja com exercícios leves como caminhadas ou Yoga. Com isso, não apenas ajudará o seu metabolismo, como também fortalecerá os ossos, os músculos, ficará menos estressada e melhorará a saúde cardíaca.
  • Retire os Alimentos Com Glúten: por ser rico em substâncias que retraem o funcionamento da tireóide, quanto menos desse nutriente você ingerir, menos peso ganhará.
  • Sem Estresse: está certo que nossas vidas andam corridas e estressantes, mas é preciso se concentrar e se esquecer um pouco dos problemas para termos vidas mais saudáveis. Além disso, o nervosismo faz com que engordemos e tenhamos problemas de saúde. Portanto, tenha uma vida mais leve e cheia de prazeres.
Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios