Gorduras Boas

Para ter uma vida saudável, não é necessário se ver livre da gordura, pois existem as gorduras boas, favoráveis ao bom funcionamento do organismo.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Muitas vezes nos enganamos e achamos que gorduras são todas más para nossa saúde, o que não é verdade. Há uma porção de alimentos que contêm gorduras que fazem muito bem para a saúde cardíaca e demais partes do corpo. Primeiro, vamos esclarecer que existem basicamente três grupos de gorduras, quais sejam, as saturadas, insaturadas e as gorduras trans. E em cada grupo, há subgrupos.

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Gorduras Insaturadas

As gorduras insaturadas, contém os ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, que quando consumidos de modo moderado ou em substituição das gorduras saturadas, vão ajudar muito a reduzir os níveis de mau colesterol e os riscos de desenvolvermos doenças cardíacas.

Gorduras Poli-Insaturadas

As gorduras poli-insaturadas podem ser encontradas em óleos vegetais. Elas ajudam a diminuir os níveis do mau colesterol no sangue e os níveis de triglicérides. Outro tipo de gordura poli-insaturada é o famoso ômega 3, cujo potencial para a saúde cardíaca é objeto de muito estudo.

Gorduras Monoinsaturadas

As gorduras monoinsaturadas são responsáveis pela diminuição dos riscos de desenvolvimento das doenças cardíacas. Países europeus, as pessoas consomem muitos alimentos ricos desse tipo de gordura. As monoinsaturadas são aquelas tipicamente líquidas quando estão em temperatura ambiente. Só se solidificam quando forem refrigeradas. Estes tipos de gorduras são extremamenteboas para o coração,e ainda são fonte de vitamina E.

Cuidado Com as Gorduras Trans!

Já as gorduras saturadas e trans requerem muito cuidado, pois devem ser consumidas com muito mais moderação. As trans ainda divididas em dois tipos: trans de ocorrência natural, que estão em produtos lácteos e carnes, e ainda os tipos artificiais que são presentes e óleos líquidos e gorduras sólidas também conhecidas como parcialmente hidrogenadas.

Gorduras Trans Naturais

Essas são que menos geram preocupação, especialmente se você partir para a escolha de consumir produtos lácteos com baixo teor de gordura, peixes e outras carnes magras. A maior preocupação de consumo reside sobre o consumo de gorduras trans artificiais, ou seja, aquelas usadas em frituras, bolachas recheadas, pipocas de micro-ondas, margarinas, glacês.

Alimentos Com Gordura Boa

Abacate: é um excelente fruto porque é rico em gordura monoinsaturada, é do tipo saudável para o coração e sistema vascular porque ajuda a reduzir o mau colesterol que entope veias. Substituir margarinas e queijos cremosos por uma waccamole bem feitinha com azeite em pequenas quantias cai muito bem. É fruta versátil e combina tanto com doce ou salgado.

  • Ovos: ovos são baratos e fazem muito bem, ao contrário do que se pensava há pouco tempo. Embora a gema contenha gordura, a quantidade é ínfima em gordura saturada, cerca de menos de 2 gramas. Quando bater aquela fome, coma um ovo cozido, é rico em colina e todo tipo de gordura boa, ideal para após uma prática esportiva.
  • Castanhas e manteigas de castanhas e óleo de oliva: são ricos em tudo de bom como ômega 3, proteínas importantes para recomposição muscular, redução do mau colesterol também por causa das gorduras boas descritas acima.
  • Linhaça: assim como as castanhas, fonte de ômega 3 e demais gorduras boas, além disso contém minerais que aumentam a resistência contra algumas doenças, e demais fatores contra o colesterol ruim.
Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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