Farelo de Trigo

Saiba como usar o farelo de trigo e obter benefícios para a saúde

Artigo publicado por Amanda nas categorias: Produtos

Conforme a ANS (Agência Nacional de Saúde), um indivíduo deve consumir diariamente 25 gramas de fibras para que mantenha o corpo saudável. Tais fibras são encontradas em uma alimentação que pode ser bem variada, como: em frutas, verduras e grãos. Como muitas vezes a alimentação diária não é tão variada assim uma das maneiras de compensar com assertividade a necessidade de fibras e com isso garantir uma alimentação saudável buscando o peso ideal, pode ser o farelo de trigo,como uma excelente e prática opção.

farelo de trigo

Benefícios para a saúde e para a dieta

As fibras do farelo de trigo são encontradas nas paredes da parte externa das células do grão de trigo. Tais fibras vegetais não são solúveis, portanto podemos dizer que não são “quebradas” na digestão, e isso favorece o processo intestinal bem como a eliminação de toxinas e a capacidade de absorção de líquidos, isso faz com que a sensação de saciedade perdure por muito mais tempo. O que faz dele um dos produtos mais procurados para quem quer emagrecer com saúde. Dentre os vários benefícios, podemos citar alguns:

  • Redução dos níveis de colesterol e açúcar no sangue;
  • Prevenção ao surgimento de várias doenças crônicas;
  • Prevenção à prisão de ventre;
  • Regular as funções intestinais;
  • Ajuda evitar inflamações gastrointestinais;
  • Auxiliar nas dietas de emagrecimento;

O que é o farelo de trigo

Farelo de trigo é o produto resultantedo processamento do grão de trigo para obter a farinha comum, ele é a “sobra” na fabricação da farinha branca, a qual conhecemos e consumimos na forma de pães, bolos, tortas e outros alimentos vários com essa base.

Como consumir

Nutricionistas indicam que apenas duas colheres de farelo de trigo por dia são o suficiente, pois se consumido em quantias maiores que essa com regularidade, o organismo sofre consequências devido ao aumento rápido do grão. Uma das consequências causadas é a flatulência (gases). O consumo pode se dar junto com leite e iogurtes, ou com sopas, feijão e em muitas e variadas outras formas de combinações. Ele pode ser simplesmente espalhado no alimento a ser consumido. Mas para uma boa eficácia na dieta que contenha o farelo de trigo, o indivíduo deverá ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Sendo assim, os resultados poderão ser verificados já na primeira semana. É claro que para o caso da dieta de emagrecimento um melhor resultado pode ser esperado com o equilíbrio no restante da alimentação juntamente com exercícios físicos.

Receita com farelo de trigo

Como vimos antes, o farelo de trigo pode ser consumido de forma bem prática, mas se o desejo for por uma receita mais elaborada existem muitas formas de preparo. Segue abaixo, uma receita simples com a utilização de farelo de trigo:

fibra de trigo

 Pãozinho feito com farelo de trigo

Ingredientes:

  • 4 colheres de manteiga
  • 3 ovos
  • ½ xícara de água morna
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico
  • 2 xícaras de farelo de trigo

Modo de preparo:

misture bem os ovos com a manteiga e o farelo de trigo, depois misture o fermento em água morna em outro recipiente e jogue na mistura feita com os ovos, a manteiga e o farelo de trigo. Coloque em uma forma pequena (tipo pão de forma), asse por 20 minutos em fogo médio e estará pronto um delicioso pãozinho para o dia a dia.




1 comentário

  1. Andréa (07/02/2016)

    Não deu certo… No que eu errei?

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.