Exercícios de Ginástica Rítmica

Confira algumas possibilidades de atividades para esta categoria.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

Movimentar-se é importante para que a saúde e o bem-estar sejam promovidos, sendo que há uma variedade imensa de possibilidades que podem tornar-se a escolha de muitas pessoas que desejam realizar exercícios e atividades físicas em geral, permitindo criar o foco em determinada arte, ingressando em aulas e conseguindo, com a experiência e habilidades desenvolvidas com o tempo, colocar em prática as principais técnicas.

Em algumas modalidades de ginástica, os campeonatos são promovidos para beneficiar todos os praticantes, permitindo que os mesmos possam demonstrar suas habilidades e ganhar bonificações de acordo com seu talento e destaque dentre os outros concorrentes, assim como ocorre com a ginástica rítmica.

Ginástica Rítmica

O Que é Ginástica Rítmica?

A ginástica rítmica é costumeiramente visualizada na televisão e em outras mídias e meios de comunicação, sendo que a mesma é ideal para aqueles que desejam participar de competições, aprendendo técnicas diferenciadas e atuando com equipamentos diversos para demonstrar suas habilidades.

O balé e o teatro estão inclusos na ginástica rítmica, sendo que, além das atividades que são realizadas, próprias da ginástica, com diferentes técnicas, ainda há a interpretação e parte estética que está inserida nesta categoria.

Exercícios De Ginástica Rítmica

Há vários exercícios na ginástica rítmica, podendo destacar os principais e comumente realizados pelos praticantes desta modalidade.

Solo: sem tratar-se de qualquer equipamento, o solo é o tipo de exercício que permite uma parte teatral e técnica mais livre, permitindo que os criadores de determinada sessão de movimentos possam incluir diferentes movimentos.

Pulos, saltos e até mesmo a dança devem estar inclusos no exercício de solo da ginástica rítmica, sendo que, dentro de um espaço, delineado por um quadrado, o atleta deve ir de canto a canto com seus “duplos carpados”, movimentos de dança, entre outros, ou seja, um completo espetáculo.

Exercício de Ginástica Rítmica

 Cavalo: este exercício possibilita o cavalo com e sem alça, sendo que, de acordo com o equipamento, os exercícios podem modificar-se, afinal, com a alça, será necessário que o atleta realize o equilíbrio com as mãos, realizando diferentes movimentos com suas mãos sustentando o corpo.

Já com o cavalo sem alça, são os pés que devem disponibilizar a sustentação, localizando ambos em um pequeno espaço e realizando os saltos e piruetas, tornando o grau de dificuldade alto pelo pouco espaço para que seja possível realizar todos estes movimentos.

 Barras: o equipamento também pode ser dividido em dois, tratando-se das barras paralelas ou da barra comum, também diferindo os movimentos que são feitos em cada um destes itens.

Para a barra comum, piruetas e giros são realizados, trocando as mãos, circulando para lados inversos, entre diferentes outros movimentos que podem ser realizados, devendo manter-se no alto com o auxílio das mãos e, normalmente, encerrando o espetáculo com um salto de alta dificuldade para parar em pé no solo.

As barras paralelas também envolvem este salto final, porém o exercício deve ser realizado utilizando a possibilidade das duas barras de tamanhos diferentes, passando de uma para outra para que os movimentos tornem-se ainda mais glamorosos e com a parte técnica bem trabalhada, com dificuldade alta devido a circulação entre as duas barras que deve ser realizada, também sustentando-se pelas mãos.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



1 comentário

  1. Gabrielle Miyake

    Na Ginástica Rítmica não se utiliza os aparelhos CAVALO e BARRAS, eles são específicos da modalidade Ginástica Artística. Assim como, ‘o atleta deve ir de canto a canto com seus “duplos carpados”.’ na Ginástica Artística (movimento acrobático).

Comente!




*Campos obrigatórios