Exames Médicos Necessários Antes de Iniciar Musculação

Saiba os exames que você precisa fazer antes de começar a fazer treinos de força

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

Todo exercício físico deve ter um acompanhamento profissional, e assim também acontece com a musculação, que traz bons benefícios se antes de tudo for avaliado por um especialista. Qualquer exercício de musculação faz o indivíduo perder peso, e com o decorrer do tempo, as massas musculares começam a aparecer.

Exercícios de academia não são feitos apenas para gordinhos, pois além de emagrecer eles trazem muitos benefícios para a saúde.

O acompanhamento de um médico antes da realização dos exercícios é muito importante, para prevenir futuras dores na coluna e desvios na postura, rompimento de ossos, músculos ou ligamentos. No caso de adolescentes, pode ser afetado o seu crescimento, se começar os exercícios musculares na hora errada. O uso de medicamentos e suplementos alimentares de forma errada, pode trazer sérios riscos para a saúde.

exame de pressão arterial

Exames necessários

Alguns fatores devem ser levados em consideração antes de começar a malhar, como idade, peso, altura e saúde. Embora não exista uma idade para se começar os exercícios, uma orientação médica é necessária para que não haja nenhum resultado indesejado após os procedimentos, para que ele possa examinar e comprovar a situação do seu corpo. Cada corpo é diferente do outro, pois assim como pessoas com problemas no coração, não podem fazer determinados exercícios, os obesos e sedentários também devem tomar cuidados específicos.

O nosso corpo sofre muitas alterações quando começamos a malhar, tanto externamente, quanto internamente, que podem ser boas ou ruins, e por isso, antes delas, devemos visitar um médico para que ele possa receitar alguns exames que são essenciais. Alguns desses exames serão laboratoriais, enquanto outros serão realizados na própria clínica. Os principais exames pedidos são o de glicemia, colesterol e hemograma.

Os exames feitos na clínica são o Ergo espectrometria que verifica a frequência cardíaca e o eletrocardiograma, que indica se o coração está trabalhando corretamente e se o sangue está sendo bombeado perfeitamente.

O que é preciso saber antes de começar a praticar musculação

exames médicos

É preciso se preocupar com os riscos para a saúde devido à realização de exercícios feitos irregularmente, algumas pessoas são induzidas a malhar por pressão de amigos ou conhecidos, sem ao menos saber os detalhes da atividade. Antes de começar uma musculação, é preciso saber se esse é a atividade ideal para você e para seu tipo físico, e se realmente é isso que você quer. Musculação é uma atividade muito repetitiva, que exige paciência, atenção, perseverança e muita força de vontade. Por esses motivos, muitas pessoa que não estão acostumadas desistem rapidamente, pois tal atividade pode se tornar muito maçante para quem não está acostumado.

Pessoas com problemas de saúde como ortopédicos, cardíacos, etc, devem redobrar a atenção para os cuidados médicos, para maior segurança, e caso não possa exercer esse tipo de atividade física, não se esqueça que existe vários tipos de esportes que podem ser praticados por todos os tipos de pessoas, com ou sem problemas de saúde, o importante é não ficar parado, busque por saúde e qualidade de vida!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios