Efedrina e ECA

A Efedrina é um estimulante poderoso, utilizado por suas funções termogênicas em programas de emagrecimento.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Remédios

A Efedrina é um componente que foi já na antiguidade utilizado por profissionais de saúde e terapeutas para o combate à algumas patologias. Na China Antiga, os curandeiros e terapeutas utilizavam o extrato, que era chamado de Ma Huang, para o tratamento de diversos problemas respiratórios, e há algum tempo ela também já foi muito utilizada na medicina alopática ocidental como descongestionante nasal e broncodilatador. Porém, seu uso terapêutico regular foi descontinuado, já que haviam dúvidas e desconfianças quanto aos efeitos práticos da Efedrina e dos efeitos colaterais que poderiam afetar os pacientes.

A Efedrina é proveniente de algumas plantas da família das afedráceas, que estão distribuídas em mais de 40 subespécies nas regiões de clima temperado e subtropical. Como hoje existe um grande mercado consumidor para ela, o cultivo dessa substância ainda é acelerado em muitos campos espalhados pelo mundo, e as suas vendas e preço sobem à medida que a procura (não terapêutica, diga-se de passagem) aumenta substancialmente. A Efedrina está hoje na lista da ANVISA como medicamento proibido no Brasil, justamente pela falta de estudos quanto a todos os seus efeitos no corpo humano.

ECA

Como Fazer ECA em casa

Com a proibição da venda direta da Efedrina, os interessados nos seus efeitos, principalmente na perda de peso, tentam criar compostos para atingir seus objetivos, através da síntese caseira de alguns remédios regulares que possuem extratos de efedrina na sua composição. A sigla ECA é uma alusão à combinação de Efedrina, Cafeína e Aspirina, e já é possível uma dedução prática do que é o composto.

O comprimido geralmente utilizado para a obtenção da Efedrina é o Franol, que possui 15mg de Efedrina por comprimido. Dessa forma, a combinação de aproximadamente 30mg de Franol, 01 aspirina e 300mg de cafeína costuma ser suficiente para obter um ECA eficiente para fins de perda de peso. Não pode ser esquecida a recomendação de nunca ingerir o ECA em conjunto com bebidas alcoólicas.

Como o remédio atua no emagrecimento

A Efedrina é classificada como uma droga simpatomimética, o que quer dizer que ela atua diretamente nos estímulos às atividade do nosso sistema nervoso. Ela é um importante redutor de apetite, e dessa forma ela reduz ao longo do dia fome ou a vontade de comer, tanto o aspecto físico quanto o psicológico de quem come muito, ou pelo menos mais do que deveria. Além de reduzir a fome, a Efedrina tem ação termogênica, acelerando o metabolismo do organismo humano, produzindo mais calor ao longo do dia, e queimando mais calorias à medida que se realiza tarefas cotidianas ou exercícios físicos.

Quantos quilos posso perder

Não há qualquer indicação ou estudo quanto á perda de peso regular no uso da Efedrina, principalmente porque o componente não possui venda legalizada em diversos países. A perda de peso dependerá basicamente do estilo de vida de quem a utilizar, e da dieta que estiver sendo praticada, direcionada para o emagrecimento. Basicamente, a Efedrina, ou o ECA , apenas aceleram o processo, ou aumentam a perda de peso no período pré-determinado do programa criado.

remédios para boa forma

Contraindicações

Esse componente não poderá ser administrado em pessoas com histórico de hipertensão, doenças cardíacas, angina instável, doença arterial coronariana, hipertireoidismo, gestantes, lactantes, crianças ou pessoas que estiverem utilizando xantinas por qualquer motivo.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Efedrina são semelhantes aos diversos medicamentos e remédios estimulantes e termogênicos que encontramos no mercado: insônia, nervosismo, irritabilidade, dores de cabeça, taquicardia e outros sintomas associados. Lembramos que esse medicamento ou o composto ECA não possuem aval das instituições de saúde brasileiras nem dos profissionais de saúde, sendo que sempre um médico deve ser consultado antes de qualquer automedicação. O uso indiscriminado dessa substância pode levar a consequências sérias, dependência física e psíquica, e até a morte.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios