Edamame Auxilia Emagrecimento

Saboroso, nutritivo e auxiliar na perda de peso, entre vários outros benefícios para a saúde!

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Produtos

Talvez você já tenha ouvido falar em edamame em uma roda de amigos, ou no restaurante japonês, ou tenha lido algo sobre ele, mas não sabe muito bem ainda do que exatamente se trata. Pois saiba que esse grão, que nada mais é do que soja ainda verde, não madura, ainda dentro da vagem, parecendo uma “ervilha torta”, é um bom auxiliar quando se trata de emagrecimento. Conheça mais sobre ele!

dieta

Como usar

O Edamame, ou soja japonesa, como também é conhecido, tem a textura macia, o que o torna muito interessante quando a intenção é adicionar valor nutritivo a variados tipos de alimentos. Ele pode ser feito no vapor, ou até mesmo fervido e temperado com adição de sal a gosto. É um alimento bem versátil, pois pode ser consumido de diversas maneiras, tanto puro, sendo transformado em uma “pasta”, quanto como acompanhante de um prato básico principal, como o arroz frito ou a salada.

Vamos verificar, de maneira simplificada, alguns modos de preparo:

Puro:

após cozinhar coloque-o em uma tigela, polvilhe preferencialmente com pimenta caiena (1/2 colher de chá) e molho de soja (1 colher de chá). Para apreciar, basta colocar na boca, apertar levemente os grãos com os dentes e descartar as vagens. Se não gostar da ideia, pode remover os grãos, coloca-los em uma tigela e comer da forma preferida. Ele pode ser conservado na geladeira por 2 dias se preparado dessa forma.

Em pasta:

para fazer uma pastinha de edamame, comece fervendo 2 litros de água com sal a gosto (mínimo de 2 colheres de sopa), depois coloque cerca de 350 gramas de edamame fresquinho e descascado, na água. Após isso, ferva tudo novamente e cozinhe por cerca de 5 minutos. Certifique-se de que ele esteja macio, escorra a água, coloque no processador, triture bem e adicione ½ xícara de coentro picado e pulse novamente. Depois, adicione ½ xícara de água, ¼ de xícara com suco de limão, de 1 a 2 colheres de chá de sal, 5 pitadas de tabasco e 3 gotas de óleo de gergelim. Pulse até que tudo esteja bem “pastoso”, se preferir menos denso, pode acrescentar mais água até que fique no ponto ideal.

Salada:

para esse tipo de prato primeiramente deve ser feito um molho. Junte suco de limão (3 colheres de sopa) com óleos (2 colheres de sopa) azeite de oliva extra virgem e óleo de canola, e um alho espremido, mais ½ colher de chá de açúcar em uma tigela pequena. Misture bem, adicione 2 xícaras de milho, 1 de edamame cozido, 1 lata de feijão preto escorrido, ½ xícara de cebola rocha cortada em cubos e ½ xícara de coentro fresco picado, tudo em uma tigela grande. Despeje o molho sobre tudo, refrigere por aproximadamente 1 hora e sirva a salada.

Benefícios

O edamame ajuda no nível do colesterol bom, assim como na diminuição do colesterol ruim. Ele é um grão muito rico em proteínas, mas pobre em carboidratos, o que faz com que ele possua uma baixa quantidade de calorias, cerca de 120 calorias por 100 gramas.

soja

Outro benefício bastante interessante, é que o edamame contribui significativamente na recuperação da “ressaca” provocada por bebidas alcoólicas. Rico em metionina, um antioxidante, que somado com as vitaminas A, B1 e C atuam diretamente no fígado decompondo o álcool e restaurando o órgão.

Com todas essas propriedades, o edamame é um auxiliar bastante eficaz no emagrecimento, considerando que regula o intestino, combate retenção de líquidos e inchaços, e também ajuda na reposição energética para a realização de exercícios físicos.

Onde encontrar

É bastante fácil encontrar o edamame congelado, principalmente no setor de grãos dos principais supermercados. Em feiras e mercados públicos das grandes cidades também tem sido encontrado edamame fresquinho.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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