Drenagem Linfática

Tudo sobre o tratamento estético muito eficaz para drenar toxinas.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Estética

A drenagem linfática é um tipo de massagem que procura trabalhar o sistema linfático, estimulando-o a funcionar melhor e a eliminar o excesso de líquidos e toxinas que se acumulam nos vasos e glândulas linfáticas. O sistema linfático tem uma função de proteção do organismo e a linfa, o líquido que corre pelos vasos linfáticos, levam as toxinas e outras “sujeiras” do sangue para serem filtradas pelos rins e fígados.

Porém a linfa tem uma movimentação bem lenta e vários outros fatores podem leva-la a ficar ainda mais lenta ou até parada em algumas áreas do corpo. A drenagem linfática tem como objetivo acelerar esse processo, acelerando a retirada de líquidos das células, seus resíduos metabólicos e toxinas. Ou seja, revitalizar e/ou acelerar o processo do sistema linfático.

Drenagem Linfática

Além disso, a drenagem linfática é relaxante, calmante e ajuda a desfazer tensões musculares. Estimula também os tecidos a se regenerarem, aumenta a imunidade do organismo e acaba ajudando a diminuir a celulite e o acúmulo de gordura. Ela também ajuda a revitalizar a circulação sanguínea, principalmente nos pequenos vasos mais próximos a pele; sua revitalização da circulação sanguínea e linfática melhoram a ação anti-inflamatória normal do organismo, o que ajuda a acumular menos gordura, o aparecimento de celulite e de outras doenças.

Como Funciona

Hoje em dia existem várias técnicas de drenagem linfática; a mais clássica sendo a massagem manual a partir de círculos com as palmas das mãos e o polegar. Além do movimento circular, o massagista deve fazer pressão e “levar” a linfa a correr seguindo a direção natural da circulação linfática (que é a mesma da sanguínea).

Outras técnicas usam pedaços de bambu polidos para ajudar a fazer a pressão certa e também a desfazer nódulos de tensão muscular. Todas as formas de massagem podem também ser feitas individualmente, como automassagem, conquanto que a pessoa saiba a técnica e utilize do nível de pressão necessário. Também existem máquinas que fazem um tipo de massagem de sucção e rolamento com maior pressão, e também no sentido da circulação.

Massagem

Outros Objetivos

  • Um dos principais motivos que levam uma pessoa à mesa para uma drenagem linfática é o combate à celulite e/ou ao inchaço. A retenção de líquidos é um problema sério para algumas mulheres, que ficam com áreas como pernas, tornozelos, quadris e seios inchados, doloridos e pesados. Ao fazer o líquido voltar a circular e ser eliminado, a drenagem linfática acaba com esses incômodos e ainda emagrece, pois muitas mulheres têm medidas à mais devido ao inchaço geral do corpo.
  • A celulite já é um problema multifatorial, mas um de seus fatores é o acúmulo de líquidos e toxinas em determinadas áreas do corpo. Assim, a drenagem linfática é um passo muito importante para quem quer acabar com a celulite, pois ela consegue desinflamar e desinchar a área, além de ajudar a eliminar toxinas que prejudicam a saúde da pele da área afetada.
  • A drenagem linfática é contra-indicada para mulheres com tumores, abscessos e nódulos cuja causa ainda não são conhecidas, para quem tem infecções agudas, insuficiência cardíaca, asma brônquica e hipertensão.
Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios