Dieta Low Carb – Alimentos Permitidos

Na dieta low carb, é preciso escolher as suas fontes de carboidrato, afinal, elas são permitidas, mas não todas.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

Apesar de muita gente confundir a dieta Low Carb (Pouco Carboidrato) com a das Proteínas, elas se divergem no momento em que, na primeira, é apenas reduzido o consumo de carboidratos, diferentemente da segunda, em que ele é completamente restrito. Dessa forma, o leque de opções de cardápios se abre grandemente, fazendo com que, além de fazer com que você perca mais peso, tenha uma alimentação de melhor qualidade, afinal, frutas, legumes e verduras são permitidos. Dessa forma, veja quais são os alimentos permitidos na dieta Low Carb e perca todos os quilos que desejar:

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Vegetais

Embora sejam permitidos, nem todos contêm uma baixa quantidade de carboidratos. Sendo assim, você poderá comer somente aqueles vegetais com pouco carboidrato, ou seja, a abobrinha, o brócolis, a couve-flor, a acelga, o cogumelo, o aipo, o tomate cereja, a couve, o agrião, o pimentão, o aspargo, a berinjela, o espinafre, o pepino, a cebola, o chuchu, a vagem, a rúcula, a escarola, o alho-poró e a alface estão liberados.

Frutas

Você deve achar que todas as frutas são permitidas na dieta low carb, mas não são porque algumas possuem uma alta quantidade de frutose, o açúcar natural encontrado nesses vegetais que é fonte de carboidrato. Portanto, ao consumir as frutas, acrescente uma fonte de fibras ou uma semente como a chia, além das que devem ser consumidas com bagaço como a laranja ou a mexerica. As frutas liberadas para essa dieta são o morango, o abacate, o pêssego, o melão e o coco.

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Melhores Proteínas

Alguns alimentos ricos em proteínas também são low carb como os provindos de animais: os peixes, as carnes, os ovos, o leite e seus derivados podem ser incluídos em refeições low carb. Além de serem importantes para o nosso organismo por fornecerem aminoácidos que participam de funções estruturais, metabólicas e motoras, sendo componentes essenciais dos músculos e do colágeno. Elas também participam da produção de hormônios, de enzimas e da regulação de funções imunológicas.  Para tanto, prefira as carnes mais magras como aves sem pele e peixes, além de cortes bovinos light como patinho, alcatra e filé mignon. O leite e seus derivados precisam ser desnatados e com pouca gordura, como o queijo branco.

A Gordura na Dieta Low Carb

Em uma dieta comum as pessoas costumam consumir aproximadamente 1700 calorias diárias. Como na dieta low carb a quantidade de carboidratos é bem reduzida, o número de calorias tende a cair drasticamente, mesmo com o aumento das proteínas. Como 1 grama de carboidrato ou de proteína equivale a 4 calorias e 1 grama de gordura, a 9 calorias, precisamos retirar a energia de outras fontes, ou seja, das proteínas ou das gorduras. Entretanto, não comece a pular de alegria achando que sua vida se resumirá a frituras, bacon e panceta! Saiba escolher a gordura a ser ingerida, afinal, de nada vale uma pessoa magra sem saúde, certo? Portanto, invista nas gorduras de fontes naturais que serão usadas como combustível ao invés da glicose, tanto a que você ingere quanto a que é armazenada. Dessa forma, o recomendado é usar azeite, manteiga, gordura de peixes e um pouco de gordura de carne bovina e de aves.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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