Dieta Dukan

Conheça a dieta mais usada pelas famosas: a Dieta Dukan

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

A dieta Dukan é a dieta que ficou famosa na Europa e nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil igualmente procurada e celebrada. Ela entrou para o hall das dietas queridinhas das celebridades depois que secou Kate Middleton e Jennifer Lopez rapidamente, e, claro, depois que as duas mantiveram seu corpo e seu peso por mais tempo, ao contrário do que acontece com muita gente que aposta em outras dietas da moda.

Jennifer Lopez

Criada pelo médico francês Pierre Dukan, ela é o assunto do seu livro Não Consigo Emagrecer, e foi feita pensando na dificuldade que muitas mulheres passam não só não conseguindo emagrecer como enfrentando o efeito sanfona. A dieta é à base de proteínas e é dividida em várias fases. Primeiro ela traz um emagrecimento rápido e bastante significativo, depois ela passa para uma fase em que a perda é mais lenta, mas ainda significativa. Por último, um de seus maiores diferenciais, a dieta busca a consolidação do seu peso ideal e a estabilização.

Ou seja, a dieta não só promete secar três quilos em seis dias, ela ajuda a consolidar esse peso e deixa-lo estável, pois não há nada pior para a saúde da mulher do que o efeito sanfona, o vai e vem da balança.

Como a Dieta Funciona

dr pierre dukanPara melhorar o entendimento da dieta, vamos explicar como ela funciona e depois dar o cardápio elaborado pelo doutor Pierre Dukan. Primeiro, é bom deixar bastante enfatizado que o exercício físico é obrigatório na Dieta Dukan. Você deve fazer exercícios seis vezes por semana. Caminhe vinte e cinco minutos todos os dias por vinte e cinco minutos, aumentando esse tempo para quarenta nos dias após festas e outros eventos em que acabamos comendo mais.

  • A primeira fase da dieta é o ataque, que seca até três quilos em seis dias. Você deve passar esses seis dias comendo somente proteína magra (e aveia uma vez por dia) até ficar saciada. Nessa fase a dieta surpreende seu organismo e ele acelera a queima de calorias. Como você não passa fome, o organismo fica em alerta, mas não responde como se você estivesse em uma situação de emergência e não desacelera para economizar as energias, muito pelo contrário.
  • Essa fase é curta, porque mais que sete dias podem debilitar o organismo. O objetivo é mesmo dar uma chacoalhada no organismo preguiçoso e mais focado no acúmulo de energia do que no seu gasto. Assim, você está preparando seu corpo para o que está por vir.
  • A segunda fase é chamada de Cruzeiro. Nela você passa a emagrecer mais devagar, e sua dieta agora pode conter verduras e legumes, com exceção da batata. Esse acréscimo acontece em dias alternados, então, em um dia você continua com cardápios da fase 1 e no outro, acrescenta verduras, seguindo o cardápio da fase 2. Recomenda-se ficar nessa fase até atingir seu peso ideal.
  • A consolidação já começa a adicionar mais verduras, carboidratos integrais e frutas, exceto nas quintas feiras em que você deve voltar ao cardápio de proteína pura da fase. a consolidação dura 10 dias para cada quilo perdido, ou seja, se você perdeu 8 kg, terá de fazer 80 dias de consolidação.
  •  A última fase é a estabilização, e ela é a fase que irá durar para o resto da sua vida. Nela você pode voltar comer normalmente, exceto o dia da semana em que você deve comer somente proteína, seria como uma mini fase ataque semanalmente.

 Cardápio

O interessante na dieta Dukan é você não seguir um cardápio fixo mas aproveitar para comer à vontade todos os alimentos permitidos em casa fase já que este é o diferencial da dieta. Não contar calorias e  não seguir uma restrição de quantidades. Tudo o que você puder comer, aproveite!

Fase ataque:

Na fase ataque, você poderá comer à vontade todos os tipos de carnes magras de frango, peixe e boi, além de presunto magro e peito de peru. O porco não é permitido na dieta Dukan nem os cortes gordos do boi como costela, fraldinha, carnes com gordura aparente.

Peixes: todos, tanto branco como escuros, você pode comer à vontade. Já atum e sardinha em conserva, apenas se forem em água

Aves: todas as aves menos pato. Você deverá consumi-las sem pele e preparadas sem gordura. Você não poderá comer as asas das aves por conterem muita gordura.

Laticínios: todos os laticínios zero gordura você poderá ingerir na quantidade de até 700 g por dia ao total. Inclui-se nesta lista leite desnatado, queijo cottage zero gordura, queijo minas zero, iogurte natural desnatado zero, queijo frescatino zero e requeijão Danubio zero.

Gelatina zero: você poderá comer até meio pacote por dia da saborizada, a gelatina sem sabor é livre.

Ovos: claras não tem restrição mas gemas não devem passar de 2 por dia

Farelo de Aveia: é obrigatório que você coma 1 colher e meia de sopa de farelo de aveia por dia na fase ataque

Fase Cruzeiro:

Na fase cruzeiro, você poderá comer todos os alimentos permitidos na fase ataque mais uma lista de vegetais: intercalando um dia igual ao ataque e um dia comendo o cardápio do ataque mais vegetais permitidos até atingir seu peso ideal.

Vegetais permitidos: Tomate, berinjela, abobrinha, abóboras, morangas, cebola, alho, repolho, chuchu, pimentão, pepino, saladas de folhas, vagem… todos à vontade [evite comer demais, coma apenas até se sentir satisfeito].

Cenoura e beterraba também poderão ser consumidos mas com moderação, até 200g por dia e em refeições intercaladas, nunca seguidas.

Farelo de aveia: o farelo de aveia continua sendo obrigatório mas agora na porção de 2 colheres de sopa por dia

Fase Consolidação:

Na fase consolidação entram as frutas [1 por dia excluindo banana e uva], 30 g de queijo/dia, 2 fatias de pão integral/dia e um amido por semana além de uma refeição de gala, em que você poderá comer o que quiser. Nesta fase você aprenderá a manter o peso atingido. Farelo de aveia: 2,5 CS/dia obrigatório

Fase Estabilização:

Nesta fase, que você terá de seguir por toda a sua vida, você terá de comer o cardápio da fase ataque um dia por semana e poderá comer todas as comidas desejadas nos outros 6 dias da semana. Não esquecendo das 3 colheres de sopa diárias de farelo de aveia para sempre.

Alimentos proibidos na Dieta Dukan:

Até a fase de estabilização, as gorduras são proibidas na dieta. ou Doutor Pierre Dukan diz que quem precisa perder gordura não pode ingerir gordura alheia.

Açúcar e carne de porco estão proibidos até a fase de estabilização.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios