Dieta do Metabolismo ou Dieta Metabólica

A dieta metabólica é saudável e emagrece rápido, servindo como uma reeducação alimentar que evita o efeito sanfona.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

O metabolismo do nosso corpo é um conjunto de reações químicas e físicas desencadeadas pelos processos do nosso organismo, que estão em funcionamento o tempo todo. A cada minuto, diversas funções do nosso corpo são executadas e todas elas requerem energia para acontecer, energia e calorias que são o combustível para tudo isso. E é nesse gasto calórico necessário para os diverso s processos que se baseia a dieta metabólica, ou dieta do metabolismo.

A ideia dessa dieta é deixar o corpo em constante movimento e os processos a todo vapor, evitando aqueles momentos de desaceleração do metabolismo, em que ficamos com menos energia e menos dispostas. Para esse programa alimentar o mais importante é fragmentar as refeições, deixando o organismo em atividade com a digestão o tempo todo. Se alimentando bem e em pequenas porções durante o dia você não só evita a ingestão de calorias de forma exagerada (como nos lanchinhos fora de hora), mas faz o seu organismo gastar muito mais calorias, e o tempo todo.

comida saudável

Como funciona

A dieta do metabolismo criará uma separação nas porções que você ingere diariamente, de forma que sejam feitas 06 (seis) pequenas refeições durante o dia, e não apenas três. A inclusão de atividades físicas durante o seu dia também é visto pela dieta metabólica como essencial para o emagrecimento, e a ingestão de produtos termogênicos naturais (e não compostos químicos artificiais) é recomendada. A dieta estimula o consumo de alimentos naturais como frutas e verduras, criando uma alimentação saudável em longo prazo.

Por que a dieta emagrece

Esse programa primeiramente utiliza alimentos de baixa caloria e de alto valor nutricional, como carboidratos com baixo índice glicêmico e alimentos fontes de gordura boa. Além disso, a dieta cria um programa em que se realiza seis refeições diárias (obviamente menores do que as refeições tradicionais), mantendo o corpo em funcionamento constante com a digestão dos alimentos, criando um gasto calórico que segue durante todo o dia.

Quantos quilos posso perder

Ela promete secar de 2 a 4 quilos em duas semanas, mas esse índice pode ser melhorado e muito com a prática diária de exercícios físicos.

Alimentos permitidos

Saladas, legumes e frutas são os principais aliados dessa dieta. Os carboidratos incluídos são integrais, sendo massas e pães de baixo índice glicêmico e que não prejudicam a dieta. O arroz é integral e as carnes são sempre magras, grelhadas ou cozidas.

Alimentos proibidos

Todos os alimentos que são exagerados no açúcar e gordura são restritos por aqui. Doces, refrigerantes e carnes gordurosas devem ser evitados. Mas como a dieta pode funcionar como uma reeducação alimentar, algumas exceções podem ser adicionadas com controle, evitando o prejuízo do todo o trabalho realizado.

Cardápio (porções reduzidas)

vegetais

Café da Manhã

02 fatias de pão integral light com 01 colher de sopa de margarina ou queijo cottage, 01 fatia de mamão com 01 colher de sopa de linhaça ou farelo de aveia, e 01 xícara de chá de jasmim ou gengibre.

Lanche da manhã

01 xícara de chá de camomila ou dente de leão, 02 cookies integrais, 01 fruta, 03 biscoitos de água e sal com queijo branco e suco de fruta natural.

Almoço

02 colheres de sopa macarrão integral com molho de tomate, ou 02 colheres de sopa de arroz integral e 01 colheres de sopa de feijão ou lentilha, 01 filé de frango ou carne magra grelhados, salada de folhas e tomate com limão e sal, 01 colher de sopa de couve ou espinafre cozidos ou refogados no azeite.

Lanche da tarde

01 sanduíche com peito de peru, queijo branco e tomate, ou 03 torradas integrais com margarina ou geleia light, 01 fruta, 04 castanhas do Pará ou de caju e suco de fruta natural.

Jantar

Salada de folhas verdes, 02 fatias de pão integral com 1/2 lata de atum sem óleo, tomate em fatias com azeite e sal, 1/2 batata-doce ou 02 batatas sauté.

Ceia

01 xícara de chá de gengibre, uma fruta leve e 02 torradas integrais com cream cheese light.

 

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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