Dieta Dash

A dieta Dash foi originalmente criada para combater a hipertensão, e oferece um bom ganho de saúde aliado à perda de peso.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

Essa é uma dieta diferenciada, que contém restrições e observações específicas para a correção e prevenção da hipertensão. Seu nome, “Dash”, é uma sigla em inglês para o que ela se destina: “Dietary Approach to Stop Hypertension” significa “Abordagem Alimentar para Cessar a Hipertensão”.

O programa surgiu de estudos e parcerias de diversas instituições nos Estados Unidos, e o resultado foi uma dieta com restrições ao consumo de sódio e gordura saturada, ajudando a controlar o colesterol e combater o excesso de peso. Para quem não sofre de hipertensão, a dieta pode ser uma forma de prevenir a doença, emagrecer e ainda sim evitar problemas como celulite e flacidez. Isso porque a gordura e os carboidratos em excesso são os grandes responsáveis pelo excesso de peso, e o sódio o grande vilão da retenção e líquidos que causa a celulite.

problemas cardíacos

Como funciona

A dieta utiliza frutas, verduras e legumes, além de outros elementos com baixo teor de gordura como base para a alimentação cotidiana. Gordura total e saturada, colesterol e sódio são reduzidos pelo impacto que causam na saúde. A carne magra é priorizada, principalmente de frango e peixe. Além disso, os alimentos integrais chegam com tudo, regulando a atividade de digestão e absorção de nutrientes e aumentando a saciedade, o que contribui bastante para a perda de peso.

Por que a dieta emagrece

Toda essa preocupação com a hipertensão cria uma dieta com poucas calorias e muito nutritiva. Os alimentos separados para esse programa são benéficos ao nosso organismo e tendem a reequilibrar as nossas funções, e nada melhor do que isso para conseguirmos vencer os quilos a mais. Com muita fibra, antioxidantes e proteínas, além da conta calórica negativa no final do dia, fica fácil emagrecer com saúde.

Quantos quilos posso perder

Os dados quanto à perda de peso nessa dieta são inconclusivos, principalmente porque o objetivo em primeiro plano do programa é a saúde, e não a perda de peso. Mas de forma geral, com exercícios ao menos 3 vezes por semana e disciplina na dieta, é possível emagrecer aproximadamente 4 quilos por mês.

Alimentos permitidos

Laticínios de baixa caloria três vezes ao dia. Muitas frutas, legumes e verduras, além de carne magra, frango e peixe como fontes de proteínas. Os pães e massas de forma geral são consumidos na sua versão integral, e dos óleos são escolhidos os vegetais insaturados, como de soja, milho ou azeite.

Alimentos proibidos

Alimentos com alto teor de gordura e sódio são reduzidos e consumidos com bastante moderação. Da mesma forma ocorre restrições sobre o consumo de doces e bebidas com açúcar, como refrigerantes e outros. Mas a dieta Dash não é completamente restritiva, sendo que nenhum alimentos será completamente proibido.

dieta dash

Cardápio

Café da Manhã

01 pão integral com margarina ou 03 torradas integrais com requeijão light, 01 xícara de chá de café com leite desnatado, 1/2 mamão ou um pedaço de melancia.

Almoço

Saladas de sua escolha à vontade, 04 colheres de sopa de arroz (de preferência integral), 1/2 concha de feijão ou lentilha, 01 filé de carne, frango ou peixe, legumes cozidos e suco natural.

Jantar

Salada à vontade, 01 filé de peixe ou 01 fatia de bolo de carne, 04 colheres de sopa de arroz integral, 02 colheres de soja, ervilha ou grão de bico cozidos, 01 fatia de mamão ou abacaxi e suco natural.

Lanches

01 copo de leite desnatado ou iogurte light com aveia ou granola, 01 copo de suco natural, 01 fruta ou 01 xícara de chá de sua escolha.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios