Dieta da Linhaça

A dieta da linhaça é excelente para regular a digestão e o intestino, e emagrece mesmo.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

A linhaça é um dos alimentos mais badalados dos últimos tempos, recomendada pelos nutricionistas de forma insistente e incorporada ao dia a dia pela maioria das pessoas que busca emagrecer. A linhaça pode parecer sem graça e sem importância, mas possui mais poder do que imaginamos. Ela atua diretamente na nossa digestão e absorção dos alimentos, fazendo com que aproveitemos melhor todos os outros alimentos e regulando o nosso intestino. Além do seu papel na nossa digestão e processamento dos alimentos, de quebra esse vegetal tem ainda uma boa influência no combate às doenças do coração, ajuda a amenizar os sintomas da TPM e, segundo estudos recentes, pode ajudar na prevenção ao câncer. A linhaça pode ser consumida de várias formas e muitas vezes não interferindo na sua dieta regular, apenas acrescentando saúde ao seu dia.

Semente de Linhaça

Como funciona

A adição da linhaça na sua alimentação cotidiana pode, pelas propriedades reguladoras do vegetal, fazer com que a sensação de saciedade seja maior e mais duradoura. Por isso, a dieta é baseada em uma troca básica de alimentos no dia a dia, acrescentando alimentos mais saudáveis e menos calóricos em todas as refeições, e adicionando a linhaça de forma gradativa. Como a linhaça é bem versátil e temos muitas receitas que possuem a linhaça originalmente, não precisaremos sempre adicionar aquelas colheradas de sempre aos alimentos antes ou depois de consumi-los, sendo que muitas vezes a linhaça já vai incorporada aos pratos regulares.

Por que a dieta emagrece

A dieta da linhaça emagrece porque combina uma mudança nos elementos básicos da alimentação, promovendo uma reeducação alimentar, aos poderes e possibilidades da linhaça. A linhaça, na verdade, é uma poderosa aliada a qualquer dieta que você faça, desde que bem orientada, e se for consumida na porção ideal sempre trará benefícios à sua vida.

Quantos quilos posso perder?

Se for realmente cumprida como uma dieta equilibrada e se a linhaça for acrescida ao cotidiano de forma gradual e disciplinada, a dieta promete uma perda de até três quilos por semana, e pode ser que você consiga, no total, perder até 10 quilos em um mês. Isso se você aliar a dieta, que reduz a gordura e as calorias das refeições, a pelo menos uma atividade física três vezes na semana. Essa frequência é tão importante quanto a própria dieta.

Alimentos permitidos

Se vamos cumprir a dieta da linhaça pra valer, acrescentaremos saúde e diminuiremos calorias em cada refeição. Por isso vamos substituir pão comum por integral, massa comum também por integral, lanches diversos por frutas, e basicamente trocar algumas formas de carboidrato por saladas e proteína. Vamos seguir uma dieta básica recomendada para emagrecer, que é leve e que pode ser executada por qualquer uma sem sofrimento. Mas acrescentaremos a linhaça como diferencial, o que será uma melhoria e tanto na busca de resultados. Lembre-se que a recomendação inicial para o consumo da linhaça é de 01 a 03 colheres por semana, podendo gradativamente ser aumentada para 02 a 03 colheres por dia.

Dieta da Linhaça

Alimentos Proibidos

Vamos colocar alimentos proibidos somente como referência, de uma dieta que seguiria o padrão ideal para perder bastante peso em pouco tempo. Eliminaríamos massa e pão comuns, leite integral, refrigerantes e açúcar. Alguns alimentos com açúcar ainda podem ser consumidos, mas em dose bem moderada e menor do que o ingerido normalmente.

Cardápio

Café da Manhã

Para o café da manhã a pedida inicial é um suco natural ou um iogurte de fruta light batidos com uma colher de sopa de linhaça. Pão integral com queijo branco ou requeijão light também são bem-vindos, e a outra possibilidade é fazer uma vitamina completa com frutas como maça, banana, castanha do Pará e linhaça, batidos com leite de soja.

Lanche

As opções para esse lanchinho são: um copo se suco de fruta, uma barrinha de cereais, 08 amêndoas ou um copo de gelatina light com linhaça.

Almoço

Para o almoço comece sempre pela salada, temperada apenas com limão e um pouco de sal. A salada pode ser de tomate, alface, couve, agrião, palmito ou alguma outra que seja recomendada a você. A base será arroz integral ou massa (macarrão, ravioli etc.) integral, acrescidos de molhos de tomate ou branco (feitos em casa e sem exagero nos condimentos). Para acompanhar, pode-se fazer uso de lentilha, filé de peixe, 04 almôndegas, carne moída refogada ou um filé de frango grelhado, acrescidos de vegetais refogados ou grelhados.

Lanche

Para o próximo lanche a pedida será: um copo de suco natural, 02 cookies light, 02 torradas integrais ou 01 pote de iogurte com 01 colher de linhaça.

Jantar

O jantar deve ser mais leve que o almoço, e por isso devemos consumir mais vegetais do que carne. Tente salada de folhas verdes, arroz integral com legumes cozidos ou 01 filé de frango, 01 omelete com 02 ovos, tomate e cebola, ou ainda um sanduíche e pão integral de linhaça com queijo cottage, cenoura ralada e folhas de alface ou rúcula.

Ceia

A ceia deve ser levíssima para não atrapalhar a microdigestão, que é realizada à noite pelo seu organismo. Podemos tentar 04 damascos secos, 01 barra de cereais ou uma porção de frutas sem açúcar.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios