Dieta da Cesta Básica

A dieta da Cesta Básica é uma das mais simples e efetivas, trazendo para o dia a dia uma reeducação alimentar e a perda de peso saudável.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

A dieta da cesta básica possui uma proposta diferente, que pode atrair muitas pessoas que desejam emagrecer sem sacrifícios. Ela pode ser indicada também para aqueles que não obtiveram sucesso em outros programas mais complicados, e querem tentar algo mais leve e funcional. A dieta da cesta básica foi criada por nutricionistas com base nos alimentos que estão na nossa dispensa e nas prateleiras do mercado, sem que precisemos recorrer a receitas mirabolantes e alimentos naturais difíceis de encontrar.

Com essa dieta qualquer pessoa pode emagrecer com alimentos das compras cotidianas do mercado, apenas executando um controle melhor e deixando os exageros de lado. Carnes, ovos e pães são permitidos sem maiores restrições, desde que sejam consumidos com consciência e sem exageros. Além de ser uma dieta mais simples, você perceberá também, que ela é uma dieta mais barata, ao contrário de grande parte dos programas alimentares que aparecem todos os dias prometendo emagrecimento.

café da manhã simples

Como funciona

A dieta é uma composição de alimentos comuns que utilizamos no nosso dia a dia, apenas reformuladas as porções. As refeições são simples, e uma reeducação alimentar é realizada para evitar o exagero e o consumo discriminado de gorduras, açúcar e sal, bem como de outros produtos e alimentos que podem prejudicar a saúde e o peso de qualquer um.

Por que a dieta emagrece

Basta que a atenção e o controle sejam acrescentados á sua forma de se alimentar para que você consiga ganhar saúde e emagrecer rápido. Nesse caso, a dieta da cesta básica busca nos alimentos que consumimos todos os dias os nutrientes essenciais para o nosso corpo, e com a diminuição das porções aliada a poucas restrições, consegue um déficit calórico que pode ser estendido por muito tempo. Com a dieta da cesta básica, é possível uma manutenção desses padrões de alimentação, evitando o efeito sanfona.

Quantos quilos posso perder

A dieta prevê a perda de aproximadamente 1 quilo por semana, um emagrecimento saudável e equilibrado. Será possível manter essa perda por um bom tempo, já que a dieta é completa e equilibrada, feita para ser mantida por longos períodos se necessário. Ainda sim, a inclusão de exercícios físicos á essa rotina pode incrementar a perda de peso, melhorando o desempenho do programa e principalmente a saúde.

Alimentos permitidos

Praticamente todos os alimentos são permitidos nessa dieta, mesmo que muitos devam ser consumidos com cuidado e moderação. A dieta abusará de alimentos ricos em fibras e com nutrientes essenciais, e regulará basicamente o consumo de carboidratos e gorduras. Arroz, feijão, queijo, ovo, leite e pão francês são permitidos, desde que consumidos na quantidade correta.

Alimentos proibidos

Não há alimentos proibidos para essa dieta, somente quantidades proibidas no consumo de determinados alimentos. Mas usando o nosso bom-senso e o cuidado com o nosso corpo, temos que lembrar que refrigerantes, sucos de saquinho (inclusive o clight), e alimentos processados e enlatados (hambúrgueres, salsichas, nuggets e outros) não possuem benefícios ao nosso corpo, apenas nos fazem mal. Dessa forma, essa proibição deve partir de cada um de nós.

dieta da cesta básica

Cardápio (exemplo)

Café da Manhã

01 xícara de café com leite desnatado ou cereal matinal sem açúcar ou suco natural de fruta com adoçante, 01 pão francês sem miolo na chapa com margarina ou 02 fatias de pão light integral com requeijão light ou queijo branco, 01 ovo mexido, e 01 fatia de mamão ou 01 banana picada em rodelas.

Almoço

01 prato pequeno de salada à sua escolha, temperada com limão e sal ou 01 colher de chá de azeite e sal, 02 colheres de sopa de arroz e 02 colheres de sopa de feijão ou lentilha, 01 xícara de chá de vegetais cozidos no vapor ou grelhados, como brócolis, cenoura, vagem, etc., 03 colheres de sopa de carne cozida ou 01 filé de carne, frango ou peixe, e 100 ml de suco natural.

Jantar

04 colheres de sopa de jardineira de legumes, 02 colheres de sopa de purê de batata, 01 espiga de milho cozido (com margarina e pouco sal), 01 peito de frango assado ou 01 prato médio de sopa à sua escolha, além de 100 ml de suco natural.

Lanches

01 xícara de chá de café com adoçante ou chá de sua escolha, 15 gramas de chocolate (escolha meio amargo), 04 biscoitos maisena, 01 fatia de bolo simples ou 01 fruta de sua escolha.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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