Dieta da Água

A dieta da água é a mais simples de todas as dietas, e seguindo as recomendações é possível emagrecer sem muito esforço.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Dietas

A água é importantíssima para o nosso corpo, e a ingestão da água já foi recomendada por diversos profissionais e pesquisadores nos diversos meios da mídia. Devemos tomar água, e bastante, para que o nosso organismo funcione direitinho e nenhum processo seja prejudicado, já que a falta de água desacelera o organismo em até 50 vezes o normal. Mas a novidade é que a água, além de essencial para a nossa saúde, por se tornar aliada da nossa beleza.

dieta da água

Há algum tempo uma pesquisadora chamada Brenda Davy realizou um estudo quanto à ingestão diária de água, e desse estudo surgiu a dieta da água, a mais simples e elementar que já conhecemos. Segundo o estudo da pesquisadora norte-americana, os pacientes que tomavam água antes das refeições emagreceram cerca de dois quilos a menos do que um grupo que seguia a mesma dieta hipocalórica, mas sem tomar água antes de comer. O estudo foi divulgado e a notícia se espalhou para o mundo, e desde então muitas mulheres adotaram a dieta e já obtiveram muitos resultados positivos com ela.

Como funciona

A dieta da água é simples como aparece: basta que você tome dois copos de água antes de cada refeição. Recomenda-se também que você tome bastante água durante o dia, para não desacelerar o seu organismo e manter a disposição, e também ingerir alguns copos de água gelados, já que o organismo gasta calorias para esquentá-lo antes da absorção, e isso ajudaria na queima calórica.

Há estudos que afirmam também que a água a ser tomada antes das refeições (ou 100 ml durante cada uma das refeições) deve ser tomada morna, para facilitar a digestão dos alimentos. De qualquer forma, não siga a velha recomendação de tomar 2 litros de água por dia, já que nenhum organismo é igual nesse mundo. Tome água quando sentir sede, e conserve sempre uma garrafinha consigo.

Por que a dieta emagrece

A ingestão de água antes das refeições preencheria o estômago e aumentaria a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos. Além disso, alguns estudos apontam para o fato de que a ingestão de água antes de comer provoca a liberação de colecistoquinina, o hormônio que é relacionado ao controle do apetite. Ainda sim, tomar água continuamente durante o dia não permitiria a desaceleração do organismo, e tomar água gelada obriga o corpo a aquecê-la antes e absorvê-la, gastando então cerca de vinte calorias por copo.

Quantos quilos posso perder

Não há um cálculo preciso de quanto poderíamos perder com essa dieta, já que a dieta-base de baixa caloria a ser seguida é escolhida por você. Em uma estimativa superficial, podemos projetar que com uma dieta balanceada combinada com a ingestão recomendada de água, pode-se perder de 2 a 3 quilos por semana.

água

Alimentos permitidos

Todos os alimentos incluídos na sua dieta, além do consumo aumentado de água, principalmente antes das refeições. Não há restrições nessa dieta, e, portanto, a reeducação alimentar fica por conta de cada um.

Alimentos proibidos

Podemos seguir o padrão das demais dietas que conhecemos para listar alguns alimentos proibidos por aqui: refrigerantes, doces em excesso, alimentos processados (hambúrgueres e nuggets, por exemplo), sucos de saquinho e carnes gordurosas.

Cardápio

Seguimos apenas uma sugestão de dieta de baixa caloria, mas a escolha da alimentação a ser seguida é sua. Procure nos artigos anteriores e una as duas dietas.

Café da Manhã

100 ml de água morna com 10 gotas de limão (em jejum), 01 fatia de pão integral com requeijão ou queijo branco com peito de peru, chá ou café sem açúcar, dois cookies integrais light, iogurte light com granola ou linhaça e suco de fruta.

Almoço

Salada verde ou alguma de sua preferência (tomate, cenoura, etc.), 01 porção de arroz integral, 01 porção de feijão ou lentilha, pelo menos 02 tipos de legumes cozidos, grão de bico ou soja cozidos e temperados, 01 porção (100 ou 150 g) de carne de boi, frango ou peixe magras, e água (15 minutos antes de comer, 300 ml).

Jantar

Sopa de legumes ou sopa verde ou sopa de feijão, uma porção de salada, omelete com 01 ovo, tomate, queijo branco e cebola, 01 fruta de sua preferência e água morna (15 minutos antes de comer, 300 ml).

Lanches

01 fruta, 01 barrinha de cereal, 01 xícara de chá sem açúcar, 01 copo de suco de fruta ou iogurte natural light.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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