Dicas para Correr Corretamente

Aprenda como correr da maneira certa.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

Corrida é um dos melhores exercícios para emagrecer, manter a forma, melhorar a capacidade pulmonar e cardíaca e ficar com boa saúde. Mas, a corrida também, se feita de forma incorreta, pode causar lesões no joelho, na coluna e nos pés. Por isso, é muito importante que quem está começando a correr fique atento às formas corretas de correr e ter certeza que está fazendo o exercício de uma forma segura.

corrida na pista

Postura

Na hora de correr, certifique-se que seus joelhos estão sempre na direção do meio dos pés, nunca para dentro ou fora do eixo formado pelo quadril, pois isso pode causar lesões no joelho. O quadril deve estar flexível e sempre se mover durante a corrida, se você perceber que seu quadril está muito travado, use-o mais para se movimentar durante a corrida. A coluna deve ficar ereta, sem inclinar ou flexionar para frente como muitas pessoas fazem. Correr com a coluna reta ajuda a tirar a carga excessiva dos membros inferiores.

O movimento dos braços deve ser sempre pra frente e eles devem ficar paralelos ao corpo. Corra com o peito aberto, com bastante espaço entre os ombros e as orelhas. Relaxe o pescoço e se livre de tensões nessa área o máximo que puder. Mantenha a nuca ereta, o queixo nem muito para cima ou muito para baixo.

Passadas

A passada também é importante, e ela deve começar do calcanhar, ir transferindo o peso do corpo para a planta dos pés e então para os dedos. A última movimentação, da planta dos pés para os dedos, é o impulso para o passo seguinte.

Abdômen

Mantenha seu abdômen firme, nem contraído, nem totalmente relaxado. O ideal é manter o corpo relaxado, mas ainda firme, com o abdômen ajudando a manter a coluna reta e trabalhando na respiração.

corrida de rua

Respiração

O melhor jeito de respirar para conseguir correr mais é com a respiração usando o diafragma. Nela, o abdômen deve se estufar primeiro quando se inspira, porque a respiração deve ser profunda. A respiração pelo peito é curta, e a pelo abdômen, ou com o diafragma, é chamada profunda, e é a última que vai oxigenar seu corpo o suficiente para você correr bem. Para ter certeza que está respirando corretamente, respire conscientemente enquanto corre: Infle o abdômen para inspirar e use o nariz, para expirar esvazie o abdômen e deixe o ar sair pela sua boca entreaberta.

Mas, atenção, o importante é que você respire profundamente para seu corpo se oxigenar o suficiente. Caso seu corpo lhe obrigue a respirar pela boca, não teime, respire pela boca, mas continue treinando a respiração correta até que ela fique automática.

Exercícios

Alguns exercícios ajudam a melhorar todos esses elementos da corrida.  Para melhorar a postura, corra na esteira na frente do espelho no começo para ir corrigindo sua postura aos poucos, até que ela fique natural. E quando correr na rua ou no parque, tenha consciência do seu corpo sempre.

Para a passada, corra curtas distâncias descalças para melhorar a musculatura dos pés e aumentar sua flexibilidade. Para melhorar a respiração, treina em casa, enquanto faz seus afazeres normais, a respirar com o abdômen, assim ela vai ficando mais natural quando você for correr.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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