Corrida ou Caminhada?

A corrida e a caminhada são as melhores atividades físicas para quem pretende emagrecer, mas a opção depende de vários fatores.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

Essa é a pergunta que não quer calar. Sempre que pesquisamos sobre esse assunto, os sites de busca de cara nos bombardeiam de informações controversas e confusas. Há uma porção variada de estudiosos no assunto, por isso, há quem defenda que uma ou outra é a “melhor atividade”. Mas hoje, vamos lhe ajudar não só na escolha do melhor modo de exercitar o corpo. Assim, como para tudo na vida a resposta para questões alternativas como está, é: DEPENDE.

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Sim, Depende…

Depende da situação que você, corpo e peso estão no momento em que você se pergunta.

Se você está obeso ou sobrepeso, é claro que você não deve começar com corrida, e terás de emagrecer bem primeiro. Aí será a hora e você procurar melhorar a alimentação e não praticar corrida. É a vez de procurar um nutricionista para lhe orientar.

Cuidado Com os Joelhos! Corra na água!

Você não pode iniciar um treino de corridas se estiver pesado, gordo. A menos que seja na água. Sim, para perder peso com bastante eficiência para começar corrida, experimente treinar na água, treinar corridas em piscinas com água até a linha da cintura! Não comece corridas sem emagrecer bem antes, porque os impactos que seus joelhos sofrerão com a corrida com você acima do peso, causarão danos irreversíveis aos meniscos ou até mesmo ligamentos dos joelhos. No mais, apenas caminhe. Só depois de bastante treino e depois de emagrecer é que você vai poder fazer corridas.

Assim, pelo seu bem e de seus joelhos, se estiver gordinho(a), corra somente na água. No mais faça caminhadas regularmente, pelo menos 3 vezes por semana.

Alterne o Terreno

A caminhada deve ser variada, isto é, alterne os lugares onde caminha, evite caminhar sempre no mesmo tipo de terreno e relevo. Num dia caminhe em local com mais subida, noutro dia, ande em terrenos mais planos. Se você tiver como fazer isso, não espere. Se você mora em local de relevo íngreme e acidentado, melhor ainda.

Caso você more em cidade ou bairro plano com poucas elevações, procure escadas e suba e desça em ritmo de caminhada, sem correr, para poder simular locais com terreno íngreme.

Aliando a caminhada com uma boa reeducação alimentar, as vezes em menos de um mês você poderá começar os treinos de corridas.

Quem Não Está Tão Acima do Peso

Como foi dito anteriormente, a resposta é depende. Então caso você esteja de 1 a 5 quilos acima do peso ideal, você pode começar diretamente na corrida leve e aumentar gradativamente o treino e se empolgar bastante, começar a praticar corridas.

Essa diferença de tratamento foi apontada nesse texto de modo a despertar nas pessoas os devidos cuidados com os joelhos. Muitas pessoas se machucam e ficam impedidas de praticar muitas atividades físicas devido a problemas nos joelhos. Eis que as fraturas mais comuns são as famosas “roturas de alça de balde”. Esse é um termo técnico que os médicos identificam o rompimento do menisco, uma membrana cartilaginosa onde escorregam as cabeças dos ossos das pernas quando dobrados o joelho. Essa membrana não se recompõe o cicatriza, e corridas acima do peso, contribuem para esse e outros males dos joelhos.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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