Como Utilizar a Chia Para Perder Peso

Ao incluir a chia na sua alimentação, perderá peso e ganhará muita saúde.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Produtos

Hoje vamos passar as dicas para você melhorar seu regime, incluir elementos saudáveis na sua dieta, mais especificamente lhe informar que as sementes de Chia são fortes aliadas do emagrecimento, vamos saber a razões:

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Um Pouco de História

A Chia, ou Sálvia Hispânica, é uma planta da mesma família do alecrim, nativa do México e Guatemala e já era cultivada pelos Astecas desde antes da colonização espanhola, por isso a razão de ser conhecida como Sálvia Hispânica, muito rica em minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. Seu potencial é hoje explorado para prevenir doenças do coração e circulatórias, diabetes e até alguns tipos de câncer, além disso, essas propriedades da Chia, também ajudam na perda de peso.
Outro detalhe são suas folhas, que podem ser usada para infusão para chás e também contém muitas propriedades benéficas.

Sementes da Chia

Suas sementes são bem pequenas, embora possuam fibras e seu efeito é mulcilaginoso, sendo considerado um alimento funcional, pois como tal, tem a capacidade de reter uma boa quantidade de água, o que faz dela um emulcificante, o que é interessante para quem busca perder uns quilinhos, e quando adicionada a algum outro alimento, proporciona também a sensação de saciedade.

A Chia na Culinária

Sua aplicação culinária é vasta e pode ser feita de acordo com sua criatividade, pois como é emulcificante, faz com que os líquidos ao seu redor, que geralmente contém água, se tornem numa espécie de gel que ajuda a dar a liga em determinados alimentos, bem como auxiliam a digestão. Por isso, pode ser usada de forma integral em massas, bolos, tortas, pudins, quiches, patês, farofas, risotos, salada de frutas, vitaminas, sucos, saladas de folhas, com legumes, e mais uma infinidade de pratos, basta ter em casa e usar a criatividade e inventar bastante, visto que ela tem boa consistência nos alimentos e não tem praticamente sabor algum.

Propriedades Nutricionais

  • Ômega 3 – ela é uma das mais ricas fontes dessa substância depois da sardinha e salmão, e gera o ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos;
    Cálcio – a concentração desse mineral na chia, é cinco vezes maior que a concentração dele no leite de vaca, por exemplo. Mais que o brócolis e outras verduras, com isso pode-se combater os problemas de cálcio que aparecem com a idade, principalmente nas mulheres;
    Magnésio – 100g de sementes de chia contém mais magnésio que 250g de nozes, para se ter uma ideia. Muito mais magnésio concentrado e com um preço bem mais em conta;
    Manganês e fósforo –outra concentração bombástica, pois somente 100g de chia contém 110% do manganês e 95% de fósforo que uma dieta adulta de 2000kcal/dia costuma demandar, é uma concentração excelente;
    Proteína – a chia é composta de 15% de proteína, que são seus aminoácidos de alto valor biológico. Tão somente 30g de sementes de chia corresponde a 10% de proteínas que uma pessoa adulta precisa diariamente;
    Fibras –ela possui cerca de 40g de fibras por cada 100g de sementes, isso que a faz aliada do emagrecimento ainda ajuda na digestão;
    Antioxidantes – ela é rica em flavonoide kaempferol e ainda ácido cafeico e clorogênico, esses elementos dão á cia o mesmo poder do antioxidante Trolox, um antioxidante comercial da Hoffmann-La Roche.
Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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