Como Pular Corda

Aprenda a fazer esse exercício tão conhecido.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

Pular corda é uma modalidade aeróbica completa, que queima calorias e gordura, afina o corpo, tonifica os músculos, combate ansiedade e estresse, desenvolve agilidade, coordenação motora e fortalece os músculos. Com todos esses benefícios, muita gente está tentando entrar na modalidade com toda a força, mas não sabe direito por onde começar. Mas, pular corda não é difícil, compre ou fabrique sua corda e siga nosso tutorial.

pular corda

Treino Inicial

Os iniciantes devem começar com calma e irem avançando em exercícios mais sofisticados e complexos para queimarem mais calorias. Comece com dez minutos de corda e meia hora de caminhadas para começar a se adaptar ao uso da corda e vá aumentando aos poucos.

Para pular corda, compre uma corda ideal para o seu tamanho (teste-a na loja, veja se você consegue passar as pernas por ela com facilidade, ou se ela não se enrosca nos seus pés. Prefira as cordas de lojas especializadas em esportes e acessórios para academias). Comece com a corda atrás de você e, com as duas mãos, movimente os pulsos para que a corda passe por cima da sua cabeça e venha para a sua frente, quando ela atingir seus pés, pule, primeiro um pé depois o outro.

Treinamento Mais Avançado

Quando começar a ficar mais confortável, pule com os dois pés e vá aumentando o ritmo. Repita quarenta vezes e depois passe para o pulo alternando as pernas, mas com os joelhos levantados e formando um ângulo de noventa graus. Faça isso sessenta vezes. O próximo pulo é com uma perna só, pule trinta vezes com uma perna só e depois faça o mesmo com a outra perna. O próximo pulo é com as pernas alternadas, mas levantando os pés para trás tentando alcançar o calcanhar nos glúteos, repita sessenta vezes. Agora passe ao pulo alternado, mas colocando o pé totalmente no chão e sem quicar, como se estivesse correndo; pule dessa forma sessenta vezes e passe para o próximo exercício.

Pule cruzando as pernas quando você estiver no ar, aterrissando com elas cruzadas, pule novamente com elas cruzadas e descruze no ar aterrissando com elas descruzadas. Dê quatro pulos assim, mas vá com calma no começo para não ter nenhum acidente. O próximo pulo é abrindo e fechando as pernas, pule sessenta vezes assim e volte a pular com as pernas alternadas para fechar o exercício.

corda para exercício

Pugilista

Esse tipo de exercício é muito usado por pugilistas para aumentar a força e a agilidade. Parada, gire a corda para o lado direito com as duas mãos, fazendo um movimento circular, repita três vezes e depois faça o mesmo do outro lado e comece a pular corda normalmente, com os dois pés saindo do chão ao mesmo tempo. Pule quarenta pulos e depois repita. Faça isso umas cinco vezes o mais rápido que puder, vá aumentando a velocidade e o tempo em que faz o exercício quando ele ficar muito fácil. Quanto mais rápido você fizer, mais verá que precisará de agilidade e coordenação motora para trocar os movimentos.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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