Como Manter a Motivação em uma Dieta

Para se manter animada com a dieta e os exercícios, trace uma rotina e siga-a ao pé da letra, sem preguiça ou tentações.

Artigo publicado por Amanda nas categorias: Dietas

Esse é o grande “x” da questão quando o assunto é dieta. Dieta é muito desagradável, ela te coloca para fora do convício social algumas vezes, faz quem gosta de comer se estressar por qualquer coisa, desanima qualquer pessoa só por saber que não poderá saborear aquele doce ou prato que mais ama depois daquela sessão de exercícios, treinos, corridas, caminhadas, spinning, pedaladas ao ar livre. Mas não tem jeito, vai ter de superar esse impasse se realmente quer e precisa perder peso. Especialmente por questões de saúde. É preciso foco, e logo assim que sua dieta começa a apresentar sinais positivos, é aí que todo cuidado é pouco. Vamos aprender a driblar esse mal que assola todo praticante de esportes e quem precisa emagrecer, tudo é questão de determinação, foco e estratégia.

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Cuidado Com as Tentações

É muito comum começarmos uma dieta e logo depois de 15 dias, notamos uma diminuição bem leve do nosso peso e logo ficamos aminados e, de repente, acabamos caindo na tentação das guloseimas e, consequentemente, esquecemos os trabalhos já realizados que são de suma importância para que continue perdendo o peso até chegarmos ao peso ideal, almejado. Isso ocorre em mais da metade dos casos.

Anote Sua Rotina

Se você já passou por isso, vale a pena tomar nota dessas dicas, pois mudar sua rotina de acompanhamento dos progressos na perda de peso vai fazer com que os sentimentos e desejos se revertam em seu favor, basta deixar tudo anotado e bem estampado tudo na sua vista.
Adquira um calendário grande, desses do tipo da casa da vovó, deixe-o pendurado num local onde você possa visualizar todos os dias. Ao lado, num outro quadro com divisões dos dias da semana, anote toda rotina de treinos e dietas em forma de “checklist”, você pode usar uma pequena lousa branca que pode ser comprada em qualquer papelaria.

Como Fazer o Seu Quadro

Nesse quadro branco, com pincéis atômicos em cores diferentes, faça um risco na horizontal e o divida com riscos na vertical, faça 7 ou 5 divisões na vertical caso opte fazer as atividades de dietas e exercícios de segunda à domingo, ou até sexta, conforme sua preferência, como um horário escolar e em cada espaço escreva: SEG; TER; QUA; QUI; SEX; SAB; DOM.

Após isso, em outra cor, anote em cada espaço referente ao dia da semana, anote o que você vai fazer de atividade ou cardápio, já deixe tudo prescrito no domingo a noite ou na segunda de manhã tudo o que pretende fazer ao longo daquela semana. Se por ventura sobrevier algo que te impeça de fazer qualquer atividade prescrita, pegue um pano ou apagador, e substitua a atividade que iria fazer pela seguinte, e tente compensar aquilo que não fez devido ao compromisso de ultima hora que te impediu de fazer aquela atividade. Você pode traçar o que vai fazer de segunda à sexta e deixar o sábado e domingo livre para poder repor alguma possível quebra de rotina na semana.
No calendário, anote seu peso em cada domingo da semana. Assim você passa a semana toda cumprindo sua prescrição de atividades e em cada domingo se pese e anote seu peso para acompanhar os progressos. Isso a animará e aprenderá a dizer “não” para aqueles convites para um happy hour ou guloseimas que detonam sua dieta.




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