Como Fazer o Intestino Funcionar Melhor

Dicas e conselhos importantes para uma melhor qualidade de vida!

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

É de extrema importância manter nosso intestino funcionando corretamente a fim de evitar um tipo de “autointoxicação”, pois ele é a principal via de saída e eliminação de toxinas e resíduos acumulados em nosso organismo. Algumas práticas e hábitos podem ajudar a fazer com que o intestino funcione melhor. Saiba mais sobre o assunto!

frutas

Função intestinal

Existem outras vias de eliminação e saída de resíduos e toxinas que são diariamente acumuladas em nosso corpo, mas o intestino é a principal. Os rins, a linfa, a pele e até os pulmões também atuam nesse processo. Por esse motivo é essencial deixá-lo sempre funcionando bem.

O consumo exagerado de refeições industrializadas, gorduras más e carne, bem como as emoções do dia a dia e o estresse, cigarro, bebidas alcoólicas e também o sedentarismo, reforçado pela falta de exercícios desregulam o funcionamento intestinal, ou falando em termos mais científicos, o “quadro cólico”. Por tudo isso, o intestino fica “preguiçoso”, e a eliminação do que é indesejável ao corpo passa a ser menor. A consequência é de menos resíduos evacuados e de mais putrefação, o que leva então, como lemos antes, a um tipo de autointoxicação.

Alguns alimentos que dificultam a função

cólica intestinal

Dentre vários alimentos que dificultam um correto funcionamento intestinal podemos evidenciar alguns:

  • Açúcar branco: pela ingestão dele, é promovida a proliferação de bactérias no trato intestinal
  • Carne: quando mastigada de forma incorreta, ou seja, pouco mastigada, fica sendo responsável por putrefações intestinais
  • Bebidas alcoólicas: além de serem responsáveis por alguns tipos de câncer do reto e do cólon causam outras dificuldades intestinais
  • Farinhas refinadas: são responsáveis por endurecer as fezes, de forma demasiada
  • Glúten: ele forma uma substância pegajosa e pastosa que cola à parede do intestino e atrasa a passagem dos alimentos
  • Gorduras saturadas: atrapalham muito nos processos imunológicos, pois estimulam de forma anormal a produção biliar. Podem ser as gorduras de origem animal, as margarinas e os óleos

Hábitos para um melhor funcionamento intestinal

Além de ter o cuidado com a ingestão de alguns alimentos impróprios para uma boa função intestinal, alguns hábitos também tem sua relevante importância. São eles:

Fazer exercícios com regularidade:

a prática de atividades física ajuda a acelerar o processo da digestão.

Beber água em abundância:

a água é essencial para a absorção e a digestão do alimento. Por isso, o indicado é beber um mínimo de 2 litros de água diariamente.

Comer devagar:

uma correta mastigação, bem como ter calma no momento das refeições irá ajudar no processo. Existe um movimento chamado “slow food” que prega exatamente isso, além de valorizar o preparo detalhado e a função social e familiar no momento das “refeições mais elaboradas e tranquilas”.

Consumir fibras:

o consumo farto de fibras, presentes principalmente em frutas, verduras, legumes e cereais integrais também é apoiador de um funcionamento mais fluído do intestino.

Dormir bem:

dormir o tempo necessário, cuidando para não ser menos, tampouco muito mais do que se deve, irá proporcionar um período necessário de descanso ao intestino.

Menores intervalos entre refeições:

você não deve ficar por longos períodos sem se alimentar. O ideal é que o intervalo seja de 3 horas. Isso é aconselhado por especialistas e ajuda bastante.

Sempre tome café da manhã:

tomar um bom e saudável café da manhã é importantíssimo, inclusive para o intestino. Frutas fresquinhas, sucos e torradas com pães integrais são excelentes.

Prefira os produtos cozidos:

certamente são mais saudáveis em detrimento de frituras e outros tipos de alimentos empanados.

Seja mais “light”:

temos que ter “ilhas de relaxamento” durante o dia. Não se estresse, assim você viverá bem melhor, inclusive com seu intestino!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios