Como Evitar Lesões na Prática de Esportes

Dicas simples que podem reduzir muito os riscos de danos, por vezes sérios, à saúde ao se exercitar.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios

A prática de esportes ou de qualquer outro exercício físico é um hábito que deve ser valorizado sempre, pois os benefícios para a saúde, inclusive a mental, são evidentes. Esses benefícios variam desde o simples reforço da musculatura até a prevenção ou apoio no tratamento da depressão. Mesmo assim, alguns cuidados ao praticar devem ser observados.

corrida

Conheça alguns cuidados que previnem as lesões mais comuns na prática esportiva

Exercícios físicos e a prática de esportes, quando feitos de forma incorreta podem levar a dores musculares, contraturas, cãibras, luxações, problemas articulatórios e nos ligamentos e até fraturas e hérnias de disco. Para não transformar uma prática tão benéfica em outro problema de saúde, algumas dicas de especialistas devem ser seguidas:

Caminhada ou corrida:

são duas das formas mais completas para se exercitar, e também as mais utilizadas na rotina das pessoas hoje. Para a prática, é correto escolher parques ou pistas apropriadas, ou seja, com terreno plano, espaços laterais e sem trânsito de veículos ou muitos pedestres. No caso de esportes que envolvam corrida, como o futebol, é necessário ter cuidado relacionado ao atrito, principalmente nas pernas. Quando o campo for com grama artificial o cuidado deve ser maior, pois esta possui aderência forte, por vezes “travando” os pés ou causando luxações. Roupas apropriadas, confortáveis e que permitam movimentos devem ser utilizadas em qualquer ocasião ao se exercitar.

Intensidade:

seja na academia, jogando tênis ou em qualquer outra atividade física, a intensidade dos exercícios deve ser observada. É normal o cansaço e o suor, mas não deve haver uma contínua intensidade quando ocorrer o esgotamento. Fazer uma pausa ou até mesmo parar, respirar fundo e hidratar-se é o correto.

Ciclismo:

outra atividade bastante comum é o ciclismo, seja o profissional competitivo ou o amador. A escolha para o local das pedaladas é importante, a preferência deve ser dada a ciclovias, ciclofaixas ou parques. A regulagem da bike deve ser feita previamente, observando a altura e o peso do ciclista. Roupas adequadas, joelheiras, capacetes e cotoveleiras ajudam a prevenir problemas.

Alongamentos:

antes e depois de qualquer exercício. Devem ser feitos principalmente com mais atenção aos músculos que sofreram esforço durante a atividade. Fazer alongamentos é uma regra bastante básica para atletas de qualquer prática esportiva, pois previne e diminui o risco de vários tipos de lesões.

pular corda

A importância do acompanhamento médico e por profissional de educação física

Algo que não deve ser dispensado, principalmente em caso de “novos praticantes” de esportes ou outros tipos de exercícios físicos, é o acompanhamento por médico ou por profissional de educação física. A consulta ao médico deve ser prévia para qualquer atividade física, estando acima do peso ou não, em qualquer condição física ou idade.

O acompanhamento posterior, durante as atividades, principalmente em academias também deve ser solicitado. Tais cuidados são de extrema importância, pois uma avaliação séria pode prevenir muitos problemas de saúde. Com esses cuidados básicos tomados é só desfrutar do prazer de se exercitar e estar de bem com a saúde física e mental!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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