Como Evitar a Retenção de Líquidos

Saiba como evitar esse desconforto corporal.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

A retenção de líquidos causa inchaço, incômodo, dores, celulite e um aumento indesejado das nossas medidas. Ele também indica que algo no seu organismo não está indo muito bem e pode ser causado por uma variedade de alterações patológicas como hipertensão, hipotireoidismo, mau funcionamento dos rins, fígado e coração. Em alguns casos, má alimentação, má postura e problemas hormonais também causam o inchaço, sendo a primeira e a última os motivos mais comuns nas mulheres. Aprenda a evitar esse problema.

beber água

Hormônios

O caso mais comum de aumento de retenção de líquidos nas mulheres é devido a elevação da progesterona que ocorre na TPM. Anticoncepcionais baseados na progesterona também é um grande agente da retenção de líquidos. Caso seu problema seja a TPM, procure consumir mais vitamina E e ácido gamalinoleico nas sua dieta, pois eles agem no sistema linfático que leva o líquido em excesso e as toxinas para serem eliminadas nos rins. Alimentos com esses nutrientes: gérmen de trigo, castanhas, sementes, óleos vegetais, nozes, óleo de linhaça e prímula.

Caso o problema seja o anticoncepcional ou algum outro motivo que leve a alta de progesterona, converse com seu ginecologista. Ele provavelmente irá lhe passar um anticoncepcional com dosagem hormonal menor e mais baseado no estrógeno, o que levará a queda de progesterona. Existem até mesmo algumas pílulas que vêm com substâncias diuréticas para combater o inchaço.

Má Alimentação

Esse é o mau que acomete quase todas as mulheres que sofrem com celulite e inchaços causados pela retenção de líquido. Uma dieta muito rica em sódio, ou sal, leva o corpo a reter mais líquidos e também à hipertensão. Para evitar a retenção de líquido, é preciso uma dieta com menos sódio, isso quer dizer não só diminuir o uso do sal como tempero, mas comer menos comida congelada e comidas processadas e industrializadas, que são cheias de sódio.

Além disso, tomar muito líquido, água de coco e chás, que são diuréticos naturais, podem amenizar os efeitos dessa má alimentação.

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Má Postura

Passar muito tempo sentada ou em pé aumenta a retenção de líquido e, infelizmente, é o que muitas de nós fazemos no trabalho. A causa mais comum de inchaço nas pernas é ficar sentado por muito tempo, pois a contração dos músculos da panturrilha que são responsáveis pelo retorno dos líquidos do corpo para o tronco, ficar sentada muito tempo dificulta esse retorno.

Já ficar em pé por muito tempo leva os líquidos do corpo a se acumularem nas extremidades, ou nos pés e tornozelos, devido à gravidade. Para evitar esse tipo de retenção, você tem que se obrigar a se mexer mais. Quem fica sentado por muito tempo deve se levantar a cada meia hora e dar uma voltinha de uns cinco minutos para ajudar a circulação. Também é importante manter a coluna reta para não piorar a situação. Quem fica em pé muito tempo, pode evitar o inchaço caminhando e se sentando de vez em quando. Mudar de posição e andar pelo menos uns cinco minutos ajuda muito a circulação.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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