Como Controlar a Fome

Confira algumas dicas para controlar a vontade de comer.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Controlar a fome é um dos maiores desafios para quem está de dieta. Sentir fome ou até mesmo somente vontade de comer, pode acabar com qualquer resolução e força de vontade porque a maioria de nós não está acostumada a ignorar a fome, muito pelo contrário, vivemos por saciá-la.

lanches

O segredo de toda dieta é comer menos e se exercitar mais, mas como fazer isso quando sentimos fome fora do horário das refeições ou quando aquela compulsão de fim de tarde nos ataca, não só nos compelindo a comer, mas a comer doces e comidas gordurosas.

Por isso, é importante aprender a controlar a fome e a compulsão alimentar. Mas, embora isso pareça possível só para quem tem vontade de ferro ou aprendeu vários tipos de meditações transcendentais, a verdade é que com alguns truques e comendo os alimentos certos, você consegue controlar sua fome sem problema.

Dicas Para Manter o Controle

Uma das dicas mais eficientes para controlar a fome é diminuir as porções das refeições e comer mais frequentemente. Isso quer dizer que você deve comer de seis a sete vezes por dia, sendo suas refeições agora o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, merenda (um lanche maior), jantar e, para quem dorme mais tarde, uma ceia leve. Distribuindo as suas calorias diárias nessa quantidade de refeições você não dá muito tempo para seu organismo sentir fome. Seu sistema digestivo não fica muito tempo sem trabalhar e a taxa de açúcar do seu sangue não abaixa muito (fatores que fazem seu organismo pedir comida ao seu cérebro que responde com a sensação de fome).

Outra dica é incluir alimentos mais fibrosos e mais difíceis de digerir. Não estamos falando de alimentos que irão lhe causar uma indigestão, mas sim de alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e gorduras boas (como o azeite de oliva, o óleo de linhaça e mais). Esses nutrientes dão mais trabalho ao organismo, fazendo com que você fique saciada por mais tempo. Substituir os carboidratos “brancos” pelos integrais também é uma boa iniciativa.

Massas integrais possuem mais fibras e vitaminas e sua digestão e absorção é mais demorada, dando ao corpo sua energia de forma mais constante e gradual, ao contrário dos carboidratos brancos que são digeridos rapidamente e dão ao corpo um pico de energia que resulta em uma baixa de energia e açúcar no sangue e, o que é pior, no acúmulo de gordura.

controlar a fome

Controlando a Compulsão

Já para quem sofre com a compulsão, o segredo é como lidar com os doces no seu dia a dia. Uma dica importante: Não corte os doces, isso só piora a tentação. Caso você seja uma chocólatra inveterada acostumada a comer chocolate todo dia, não corte seu quitute favorito de uma hora para outra. O segredo do doce é aprender a comê-lo em porções menores, de forma mais devagar e proveitosa e substituir os doces muito calóricos (cheio de açúcar e gordura como tortas, pavês e biscoitos recheados) por frutas, gelatinas, tortas light, sucos sem açúcar e outros. Assim você acalma sua compulsão sem ganhar quatrocentas calorias a mais para a sua dieta.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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