Como Calcular a Quantidade Certa de Proteínas para Quem Malha

Calcule o quanto você precisa ingerir de proteínas

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Exercícios, Produtos

Como nosso corpo, precisa de um fluxo constante de aminoácidos na corrente sanguínea para evitar a queda de fibras musculares, um evento chamado de catabolismo, o ideal seria que existisse uma ação prolongada da proteína no nosso organismo. Se o corpo não encontra a proteína que ele precisa, consequentemente irá buscar quebrando os tecidos musculares, e isso não é nada interessante para quem deseja ganhar massa muscular.

proteinas animais

Como usar proteínas corretamente para ganho de massa muscular

Para quem está interessado em ganhar massa muscular, o ideal é ingerir proteínas a cada 3 horas, para garantir o suprimento diário do corpo. Uma boa alternativa, são os suplementos, principalmente aqueles que prometem uma absorção mais lenta, e que são ricos em proteínas.

Os suplementos à base de proteínas, não serve apenas para quem quer ganhar músculos, pois eles contribuem para uma manutenção de uma boa saúde.

Existem dois tipos de proteínas, as completas que contem oito aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo, e a incompleta que tem deficiência de um ou mais aminoácidos essenciais.

As proteínas responsáveis pela construção dos músculos são as completas, que estão presentes em leites e derivados, carnes e ovos. Neste caso, quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá receber. Por isso é importante a divisão no consumo de proteínas ao longo do dia, que no caso será de 3 em 3 horas, para se manter um equilíbrio nitrogênico positivo, para que o anabolismo permaneça construindo músculos.

O ideal de consumo é unir a soja com a proteína whey em uma combinação, sendo que se deve ingerir uma medida diária de whey até duas hora após a musculação. Ou melhor ainda é combinar 20 gramas de cada tipo de proteína: whey, soja e caseína, pois todas fazem parte do processo de criação de músculos.

Duas horas após o treino é a hora em que os músculos estão inicializando seu processo de construção dos que foram destruídos durante o treino, que é chamado de anabolismo, e o resultado disso é um corpo durinho, desde que se consuma proteína.

whey protein

Fontes importantes

Os suplementos ricos em proteínas, são itens de primeira necessidade para quem malha, e entre eles o destaque é a proteína em pó whey, que é tirada do soro do leite, formada por aminoácidos importantes que o corpo não produz, como a isoleucina, valina e triptofano e os BCAAs, importantes para a criação dos músculos. A vantagem no uso de suplementos é que em uma medida de 20 a 30 gramas de proteínas, equivale à metade de um queijo minas de 500gramas, ou seja, você até pode tentar obter a quantidade de proteínas desejada apenas com alimentos, como carne e lácteos, porém com os suplementos, fica muito mais prático e controlado.

Os produtos de soja também são ótimas fontes de proteínas. Porém uma medida de whey equivale a quase quatro colheres de sopa de soja, que em suas vantagens é rica em aminoácidos, ideal para vegetarianos ou alérgicos a lactose. Duas colheres de sopa de soja em pó, contem 13 gramas de proteína, que equivale a um filé mignon de 50 gramas.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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