Chá Verde

Conheça os inúmeros benefícios do Banchá

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Produtos

O chá verde é um dos chás feitos a partir da planta Camellia sinensis, popular na China e no Japão e que, por seus benefícios para a saúde, começou a ganhar popularidade também no Ocidente, que tradicionalmente consumia o chá preto, um chá proveniente da mesma planta, mas que passa por maior oxidação ao ser processado. Um dos motivos para o ganho de popularidade no Ocidente é a descoberta de suas propriedades antioxidantes.

Várias pesquisas vêm mostrando que o chá verde pode ser o segredo do envelhecimento mais saudável e mais vagaroso que muitos povos orientais demonstram. As pesquisas já comprovaram que ele retarda o envelhecimento das células do corpo, proporcionando maior vitalidade, uma pele mais saudável e com menos ruga, previne o Mal de Alzheimer e o câncer.

Chá Verde

Poderoso Antioxidante

A importância dos antioxidantes vem da oxidação intracelular, um processo natural, mas que acaba produzindo, como uma espécie de resíduo processual, os radicais livres. Essas substâncias se ligam facilmente à outras substâncias do corpo causando a formação de tumor, a destruição de células e vários outros problemas no organismo, incluindo o seu desgaste. Por ser um processo natural, o corpo possui defesas que agem nos radicais livres, ligando-se a eles e depois sendo expelidas, neutralizando assim seus efeitos. Porém, vários fatores externos, incluindo alguns alimentos e tipos de alimentação, aumentam a oxidação das células e o número de radicais livres produzidos, e o corpo não consegue se defender dessas substâncias.

Os alimentos antioxidantes agem tanto como essa defesa, neutralizando o radical livre, como também diminuem o processo de oxidação intracelular, o que acaba produzindo menos radicais livres, ajudando assim, o corpo a se livrar dessas substâncias. Ao fazer isso, e ao ser um dos alimentos mais eficientes nessas ações, o chá verde previne várias doenças.

Outros Benefícios

A substância com maior poder antioxidante no chá verde é a catequina, mas além disso, ele possui flavonoides, que mantém os vasos sanguíneos limpos e flexíveis, evitando grandes doenças cardiovasculares; possui também cafeína, que melhora a mente e o coração além de dar energia e, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina K.

Chá Verde In Natura

A cafeína existente no chá verde ajuda a agilizar o metabolismo, o que leva o corpo a consumir mais energia e mais gordura, o que leva ao emagrecimento. As vitaminas ajudam a manter a saúde dos ossos, dos músculos e da pele, além de todos os outros benefícios já citados.

Cuidados ao Consumir

Enquanto na China e no Japão, o chá verde é consumido de uma forma quase ritualística, no Ocidente ele está virando suplemento alimentar, ou sendo consumido no lugar da água, ou seja, com muito exagero. E tudo e exagero é prejudicial.

O chá verde traz melhores resultados se tomado como um digestivo, após o almoço. A cafeína existente no chá pode causar alterações do sono, então é melhor não tomar o chá de noite. Até três a quatro xícaras por dia, o chá não traz nenhum problema, mas mais que isso pode sobrecarregar o fígado, causar gastrite e úlcera e uma deficiência em ferro causada por algumas substâncias existente no chá.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios