Chá Preto

Saiba tudo sobre o Chá Preto, como ele pode melhorar sua saúde e te dar uma vida melhor.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar, Produtos

Da mesma família do chá verde, o chá preto é um dos chás mais consumidos no Ocidente, mas é comumente produzido na Índia. Os mais famosos chá pretos indianos são os Darjeeling, Assam e Ceilão. Produzido a partir da planta Camellia sinensis assim como o chá verde e branco, o chá preto é o mais cafeinado e mais forte deles.

Recomendado que se tome uma xícara de chá preto após o almoço, principalmente se for um almoço gorduroso, o chá preto possui vários benefícios, desde os propagados pela medicina tradicional chinesa e indiana, até os descobertos pela medicina atual.

Chá Preto

Benefícios do Chá Preto

Recomenda-se tomar uma xícara de chá preto após uma refeição gordurosa porque ele consegue neutralizar alguns dos seus efeitos nocivos, o que o faz muito importante na prevenção de problemas cardíacos. A neutralização ocorre porque o chá preto possui antioxidantes que irão neutralizar a grande quantidade de radicais livres produzidos quando a taxa de lipídios no sangue sobe. Esses radicais livres iriam provocar o enrijecimento e constrição temporária dos vasos sanguíneos, o que o chá preto acaba prevenindo.

Os bioflavonóides trazem o efeito antioxidante, mas a cafeína existente no chá também traz seus benefícios. Ela dilata os vasos proporcionando que a constrição temporária não ocorra e a gordura flua pelo sangue até chegar ao fígado onde será destruída. Isso previne que essas placas gordurosas se depositem nas artérias, o que poderia causar um infarto no futuro.

Os bioflavonóides também são anti-inflamatórios, o que previne muitos tipos de doença. Muitas pesquisas mostram que em regiões em que o chá preto é consumido diariamente, há menos casos de diabetes tipo 2, doenças infecciosas e cardiovasculares.

O chá preto possui grandes quantidades de nutrientes, vitamina E, vitamina K e manganês. Esses nutrientes beneficiam o crescimento, a saúde da pele e dos ossos e regula a produção hormonal.

Chá Preto Infusão

Benefícios Estéticos

  • Por ter cafeína, o chá preto é considerado um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Isso faz com que seu organismo precise consumir mais e mais energia, o que quer dizer que ele vai queimar mais gordura e acumular menos, preferindo expelir as gorduras recém consumidas. Obviamente, somente o consumo de chá preto, sem uma dieta equilibrada e exercícios físicos, não irá emagrecer ninguém, mas ele é um ótimo aliado para quem está levando a sério perder peso e ajuda a atingir os objetivos mais rapidamente.
  • Além de emagrecer, o chá preto ajuda a retardar o envelhecimento por possuir propriedades antioxidantes. Os radicais livres desgastam o organismo, o que causa o envelhecimento precoce; ao neutralizar esses radicais livres, você consegue manter seu corpo mais saudável e menos desgastado por mais tempo.
  • As vitaminas E e K também são boas para manter a pele bem hidratada e nutrida, além de fortalecer os ossos se combinado com uma exposição saudável ao sol. O equilíbrio hormonal que o chá traz ajuda a desinchar o corpo e controlar compulsões alimentares que são trazidas pela alta de alguns hormônios. Mas, atenção, por conter cafeína, o chá preto não pode ser tomado em demasia. Quatro xícaras ao dia é o suficiente.
Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios