Caminhada Emagrece

Emagreça caminhando da forma correta.

Artigo publicado por Amanda nas categorias: Exercícios

Pesquisas em todo o mundo estão apontando para o que muita gente já sabia: A caminhada é um dos melhores exercícios que existem. Um exercício fácil, leve e que você pode fazer onde quiser e na hora que quiser, a caminhada, se feita com frequência, não só a tira do sedentarismo como evita doenças, melhora a qualidade de vida, controla compulsões alimentares e melhora o condicionamento físico. A novidade é que os estudos mostram que ela também emagrece.

caminhada para emagrecer

Benefícios para a Saúde/Emagrecimento

Muitas pessoas acreditam que a caminhada é para quem quer manter peso e quem quer perder deve correr.

  • É verdade que correr gasta mais energia, mas caminhada também pode emagrecer, e, melhor ainda, acabar com as gorduras localizadas na barriga.
  • A caminhada, segundo as pesquisas, queimam a gordura visceral, aquela mais profunda e mais difícil de perder (e a que nos faz ficar barrigudos).
  • Caminhar trinta minutos após as refeições, de preferência depois do jantar, melhora a eficiência do metabolismo na hora de metabolizar as gorduras, sendo assim um exercício bem eficiente na queima de gordura.
  • Além de fazer a queima de gordura mais eficiente, e conseguir queimar a gordura mais persistente e perigosa, a caminhada combate o mau colesterol, estimula a circulação, melhora a densidade óssea, controla a diabetes, aumenta a saúde cardiorrespiratória, controla a hipertensão, ameniza insônia e depressão, relaxa, corrige problemas posturais e das articulações.
  • E para quem não quer só emagrecer e ficar saudável, mas também com o corpo mais bonito: A caminhada firma perna, bumbum e abdômen.

Contraindicações

Essa é a beleza da caminhada: Não há contraindicações. Um dos motivos por qual a caminhada é tão celebrada é que qualquer pessoa pode fazer, de qualquer idade, em qualquer condição, apenas tomando cuidado com a intensidade. É um exercício seguro, não acelera demais sua frequência cardíaca, não sobrecarrega os joelhos e os tornozelos e não tem muito impacto.

Como Caminhar

Quem quer enxugar as gordurinhas deve caminhar no mínimo meia hora por dia, em ritmo moderado. Essa meia hora irá queimar duzentas calorias. Quem quiser perder mais peso, pode investir nas power walks onde você caminha com uma intensidade mais puxada. Pesquisas demonstram que variar a intensidade ao longo do tempo ajuda a queimar melhor a gordura, portanto, se você fizer um programa bem variado, em que você começa leve, aumenta a intensidade para moderada e depois passa cinco a dez minutos numa power walk, a queima de gordura será maior.

caminhar na areia

Caminhar ao ar livre emagrece mais do que em espaços fechados, também ajuda mais em casos de ansiedade e depressão. Locais com terrenos mais variados também trazem mais benefícios, pois em subidas, você tonifica melhor os músculos, e a variação no terreno pode orientar a sua variação na intensidade também. Usar um medidor de frequência cardíaca ajuda a potencializar a queima de calorias e gordura: Mantenha sua frequência cardíaca entre 70% e 80% da sua frequência cardíaca máxima e tenha certeza que irá emagrecer mais rapidamente.

Para calcular sua frequência cardíaca máxima faça a seguinte conta: 220 – (sua idade) = FCM.

Comente!




*Campos obrigatórios

Os artigos desse site contém informações baseadas em pesquisas, estudos, consultas, experiências pessoais e livros. Deve-se sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medida.