Alimentos Ricos em Proteína

Conheças alimentos que são ricos em proteína e e ótimo para seu organismo.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

As proteínas são nutrientes muito importantes para o nosso organismo e uma dieta rica em proteínas nos ajuda a desenvolver músculos, recuperar tecidos, ter um bom sistema imunológico e hormonal. Quem faz muito exercícios físicos, principalmente musculação, precisa de uma dieta rica em proteína. Esses alimentos vão dar ao nosso organismo aminoácidos que serão usados para criar novas proteínas e reparar músculos e tecidos.

Os alimentos mais ricos em proteínas são de origem animal, mas existem combinações de vegetais que também são boas fontes de energia e que substituem a proteína animal.

Alimentos Ricos em Proteina

Origem Animal

As carnes são ótimas fontes de proteínas, tendo todos os aminoácidos que nosso corpo precisa e um valor biológico, que mede a quantidade de aminoácidos retido pelo corpo, alta. O frango é base da maioria das dietas para ganho de massa muscular porque possui, sem pele ou osso, vinte e cinco por cento de proteína e um valor biológico considerado bem alto. Em cada trinta gramas de frango há sete gramas de proteína. O peixe e a carne vermelha são também outras ótimas fontes, o peixe sendo uma escolha mais saudável devido aos ácidos graxos e ômega 3 que trazem outros benefícios ao organismo. Entre a carne vermelha, o peixe e o frango, o peixe tem o maior valor biológico seguido da carne vermelha e depois do frango. O maior problema que a carne vermelha apresenta em uma dieta rica em proteínas é a quantidade de gordura (prefira cortes magros), enquanto o peixe é mais caro, por isso, o frango é o preferido.

Além das carnes, temos também ovos, leites e seus derivados. O valor biológico do ovo é altíssimo, maior que os da carne. A qualidade de sua proteína só perde para a proteína de soro de leite, ou whey protein mais comumente consumida em suplementos alimentares. Além da qualidade da proteína, o ovo também possui o ômega-3. Os laticínios já possuem um valor biológico próximo ao do peixe, sendo seu ponto negativo a gordura. Prefira os queijos e iogurtes mais leves e leites semi-desnatados. Os laticínios trazem a vantagem extra de fornecerem muito cálcio.

Origem Vegetal

Grãos Ricos em Proteína

Quem não come alimentos de origem animal pode se beneficiar de alguns cereais como a soja e a quinoa. A soja é a mais famosa e mais usada de todos. Faz-se uma variedade de produtos baseado na soja como leite, tofu, substitutos para carnes e muitos outros pratos. Amêndoas e amendoins também possuem muita proteína, motivo pelo qual vegetarianos e veganos apostam muito no leite de amêndoas. O amendoim possui vinte e cinco por cento mais proteína do que as outras castanhas, mas todas elas são boas fontes de proteína. Feijão, ervilhas, lentilhas, trigo sarraceno, milho, quinoa, e arroz integral também são fontes de proteína e de muitas outras substâncias que ajudam o corpo a ficar bem nutrido e mais forte.

As proteínas de origem animal possuem maior valor biológico, ou seja, uma grande parte de seus aminoácidos são absorvidos e utilizados pelo corpo, mas boas combinações desses cereais e castanhas dão para aqueles que não comem alimentos de origem animal, toda a proteína necessária também.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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