Alimentos Ricos em Cromo

Aprenda mais sobre o cromo e seus benefícios.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Muitas pessoas buscam por melhorias em seu corpo, bem como é o caso do emagrecimento. Existem muitas maneiras de se emagrecer sem necessitar usar medicações, tratamentos, dietas e soluções duvidosas. Você pode encontrar um emagrecimento saudável em alimentos do cotidiano e ele pode estar em um mineral conhecido como Cromo.

Benefícios Para a Saúde

O Cromo ajuda a equilibrar a insulina, ajudando a diminuir a convulsão por doces, açúcares e mesmo farinhas refinadas, que são, sem sombra de dúvida, as que mais causam o aumento de peso e o acúmulo de gordura no corpo. O Cromo também é um dos grandes responsáveis por prevenir ou acabar com a síndrome metabólica, que é a vilã que causa o acúmulo de gordura na barriga e na cintura. Auxilia ainda no controle de triglicerídeos, o mal colesterol (HDL) e ainda controla a pressão arterial. Com estes fatores benéficos ao corpo, o Cromo faz com que acidentes vasculares e problemas cardiovasculares sejam evitados.

Carne bovina

Contra Indicações

Não há contraindicações para a ingestão de Cromo, mas sua ingestão em excesso pode causar alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, perda de apetite, náuseas, cansaço, sangramentos nasais aparição de hematomas facilmente, tonturas, e alergias cutâneas.

Onde Encontrar

O Cromo pode ser encontrado em diversos alimentos ricos neste mineral e até mesmo na produção pelo nosso próprio corpo, mas ele para de ser produzido aos 6 anos de idade. Por isso, o indicado é alimentar-se com alguns alimentos, como por exemplo: a levedura de cerveja, carne vermelha, o pão de trigo integral, o trigo integral, o pão de centeio, o gérmen de trigo, a pimenta malagueta, a pimenta verde, a ostra, a batata, carnes de aves, os ovos, alguns queijos, o pimentão verde, o espinafre, a maçã, a banana e a cenoura.

Como Funciona

Sentimos mais fome quando os picos de glicose acontecem e o Cromo auxilia no equilíbrio das taxas de insulina no sangue, fazendo com que estes picos permaneçam por mais tempo no corpo, não tendo então a necessidade de ingerir cada vez mais glicose. Alimentos como o pão branco, massas e doces que são carboidratos refinados são absorvidos pelo intestino com maior rapidez, justamente por não conterem fibras, aumentando aceleradamente o peso de qualquer pessoa. O Cromo proporciona ainda a formação de moléculas chamadas Fatores de Tolerância à Glicose (FTG).

pão integral

Como Consumir

O ideal é procurar o Cromo em alimentos naturais e não em suplementos alimentares encontrados no mercado. Alimentos com a vitamina C em grande quantia, como é o caso do limão, a laranja, o brócolis, a acerola e a couve-flor, potencializam a absorção do cromo no organismo de quem o consome.

Para evitar que a fixação do Cromo no organismo não seja feita – mesmo com a ingestão dos alimentos anteriormente ditos -, é importante evitar estresse emocional que aumenta a expulsão de minerais pela urina, estresse físico causado pela prática de atividades físicas em excesso, ingestão excessiva de açúcar refinado e em alimentos como o pão branco e etc, e também a frequente ingestão de antiácidos que contenham carbonato de cálcio e hidróxido de magnésio.

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



Comente!




*Campos obrigatórios