Alimentos que Mais Prejudicam a Saúde

Dicas importantes sobre o que evitar para ter uma boa qualidade de vida!

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Bem Estar

Diariamente somos “bombardeados” com informações sobre alimentos que são os mais indicados para uma dieta funcional correta, ao mesmo tempo em que com a mesma carga de informações vem os alimentos considerados impróprios para o consumo de quem quer ter uma boa saúde. Mas você sabe quais são de fato, os alimentos que devem ser evitados ao máximo? Saiba mais agora!

açucarados

Inimigos da boa qualidade de vida

Existem alguns alimentos, não tantos quanto os que são massivamente divulgados, que realmente trazem males diretos para a saúde e para a qualidade de vida. O consumo de tais alimentos deve ser evitado sempre que possível, ou ao menos devem ter sua ingestão diminuída ao máximo a fim de que se tenha um equilíbrio saudável na dieta.

Dica interessante vem da diretora-médica da clínica Hagla, no Rio de Janeiro, que diz o seguinte: “Tudo o que não consegue ser digerido corretamente pelo organismo, também, na maioria das vezes não consegue ser excretado”. Ou seja, o que não é bem digerido, produz problemas no intestino, que por sua vez não consegue processar e eliminar as toxinas e outros resíduos indesejáveis ao corpo, sendo que eles, muitas das vezes, por ficarem acumulados, causam entre outros malefícios, alergias sem fundamentos explicáveis. Por isso, entre outros vários motivos, é que uma alimentação mais saudável possível é indicada sempre.

Alimentos que são os principais vilões para a saúde

Vamos conhecer os 5 tipos principais de alimentos que podem ser considerados verdadeiramente os principais “vilões” para a saúde. Fuja deles!

1) Frituras:

elas provocam uma série de alterações químicas importantes no óleo utilizado, o que deixa de ser uma fonte da gordura insaturada, tornando-se então uma fonte de gordura saturada, o que pode ser nocivo, causando variadas doenças se consumida em excesso, sendo o que geralmente acontece, pois os níveis considerados aceitáveis estão muito longe de qualquer consumo habitual. Além disso, a formação da gordura trans aumenta o risco das doenças cardiovasculares . Com o calor ao qual a fritura é submetida surge a acroleína, conhecida substância cancerígena.

2) Hidrogenados:

a gordura hidrogenada, muito comumente encontrada em sorvetes, alimentos “fast food”, além de biscoitos, bolos e chocolates são sólidas, alterando a textura dos alimentos. Aliadas ao alto índice de açúcares causam o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), alto risco também para doenças cardiovasculares graves.

fast food

3) Embutidos:

eles contém excesso de sal, conservantes e corantes, assim como alto teor de gordura saturada. Como exemplos podem ser indicados: a salsicha, o salame, o presunto, a mortadela e os tipos de linguiça. O excesso de sódio pode aumentar significativamente a pressão arterial e a gordura saturada eleva o nível de colesterol, gerando um grande risco de doenças relacionadas com o coração.

4) Açucarados:

como os doces elaborados e os refrigerantes, esses, largamente consumidos. Com ausência de valor nutricional e presença altíssima de calorias, podendo causar obesidade, diabetes e hipertensão. Com o consumo exagerado desses alimentos o pâncreas pode ser levado a um colapso, uma exaustão, sendo que a insulina produzida pode ser menor do que a necessária em pouco tempo de exageros.

5) Salgados:

seu consumo excessivo é terrível no que relacionado com retenção de líquidos, assim como aumento da pressão arterial. Eles são fontes conhecidas de glutamato monossódico, podendo causar até câncer, Parkinson, Alzheimer, bem como déficits de aprendizado”.

Com todas essas informações fica mais fácil selecionar o que realmente é mais prejudicial à saúde e retirar do cardápio habitual. Dessa forma uma melhor qualidade de vida e bem estar serão o resultado!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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