Alimentos Funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que melhoram as funções do nosso organismo.

Artigo publicado por Amanda Bitte nas categorias: Produtos

Você pode ter ouvido falar de “alimentos funcionais”, também chamados nutracêuticos, e talvez você está se perguntando se tudo isso é verdade. Alimentos inteiros naturais e alimentos embalados, industrializados tanto são agora comercializados podem ser “funcionais”, para beneficiar toda saúde, desde os seus intestinos até o seu coração e para a sua memória. Alimentos funcionais são alimentos que têm benefícios para a saúde, além da nutrição normal, como dito acima, podem ser naturais ou artificiais, basta trazer algum benefício para a saúde. Por exemplo: uma bala, um chiclete, que pura e simplesmente não são funcionais. Porém, se essa bala ou chiclete contiverem alguma vitamina C, ou algum elemento que combata a má digestão, passam a ser considerados  como “alimentos funcionais”, que variam desde cereais e barras enriquecidas com ácido fólico ao seu tomate médio ou à sua chávena de chá verde, enquanto nutracêuticos são mais comumente vendidos em forma de pílula, como os suplementos alimentares.

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Fitoquímicos

Um alimento também é denominado funcional quando contém uma grande quantidade de fitoquímicos. Estes produtos químicos vegetais naturais ativos foram encontrados e se descobriu que servem para aumentar a nossa saúde. Fitoquímicos são abundantes em frutas, legumes, cereais integrais, alimentos de soja e muitas ervas e especiarias (salsa, cebolinha, alho e gengibre). A presença de antioxidantes em um alimento é outra razão que pode ser denominada “funcional”. Antioxidantes, tais como as vitaminas A, C, E e o mineral selênio, trabalham para destruir partículas nocivas no sangue que pode levar a problemas cardíacos e outras complicações. Exemplos de alimentos com antioxidantes incluem chá (catequinas), vinho ou suco de uva (resveratrol), bagas (flavonóides, como a quercetina) e alimentos cítricos (flavonóides /limonóides).

Principais Componentes Funcionais

Ômega-3, ovos enriquecidos. Componentes funcionais: ácidos graxos ômega-3 (DHA; O perfil de ácidos graxos das gemas de ovos é alterado pela alteração da alimentação que as galinhas recebem. As galinhas recebem alimentos ricos em ômega-3, tipicamente de linhaça, óleo de peixe ou algas marinhas, por isso vale a pena pagar um pouco mais para consumir ovos com ômega-3;
Aveia. Componentes funcionais: ß-glucano e fitoquímicos chamados saponinas. O que eles fazem: Reduzir o colesterol total e LDL pode ajudar a baixar a pressão arterial. Alimentos: Aveia inteira, farinha de aveia, granola de baixa gordura, pão de aveia inteira, outros produtos integrais de aveia;
Peixes gordos. Componentes funcionais: ácidos graxos ômega-3 (DHA e EPA). O que eles fazem: Reduzir os triglicérides, reduzir a doença cardíaca coronária. Alimentos: Salmão, atum, listrado, alabote, sardinha, truta, solha.

Principais Alimentos Funcionais

Margarinas fortificadas. Componentes Funcionais: Esterol vegetal e ésteres de estanol. O que eles fazem: Reduzir o colesterol total e LDL para as pessoas com colesterol elevado. Alimentos: margarinas fortificadas, como Benecol, TakeControl, e SmartBalance. Substitua sua porção normal de margarina ou manteiga com margarinas fortificadas.

Tomates e produtos de tomate. Componente Funcional: O licopeno fitoquímico. O que eles fazem: A evidência mais forte existe para o papel do licopeno na redução do câncer de próstata, mas também pode reduzir o risco de certos outros tipos de câncer e doenças cardíacas. Alimentos: Tomates inteiros ou enlatados, tomates triturados, tomates cortados em cubos, pasta de tomate, sopa de tomate (baixo sal), salsa, gazpacho.

Probióticos. Componentes funcionais: bactérias, tipicamente lactobacillus. O que eles fazem: Suporte para a saúde gastrointestinal. Pode aumentar a imunidade. Alimentos: iogurtes suplementados com probióticos (procurar uma variedade de culturas vivas ativas), legumes fermentados e fermentados produtos de soja.
Há uma infinidade de alimentos, você pode preparar bons pratos com eles. Vá em frente!

Amanda Bitte

Autora

Amanda Bitte é proprietária de uma clínica de emagrecimento e adora compartilhar novidades sobre bem-estar, saúde e principalmente emagrecimento.



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